circle-loader
Escrito por
435

Nós sabemos o quanto pode ser difícil entregar orçamentos para nossos clientes, ainda mais quando falamos de um job para as redes sociais. Apesar de serem extremamente importantes para o sucesso de uma campanha, muitos ainda acreditam que não deveriam “pagar tão caro por um simples post no Instagram ou Facebook”.


Como então mostrar o valor daquilo que você está fazendo ao seu cliente e entregar um orçamento justo? Para te ajudar, em parceria com o Reportei, nós preparamos algumas dicas de quais pontos devem ser levados em consideração na hora de orçar um job, confira:

1 – Dificuldade do projeto

Sempre faça reuniões com o cliente e converse sobre os pontos principais do projeto para descobrir a dificuldade do job antes de fechar um orçamento. Veja o que você pode oferecer e o que ele espera, para entender com clareza o que realmente precisará ser feito e não acabar com uma bomba-relógio nas mãos.

Gastar tempo com planejamento irá evitar surpresas no futuro para que você não cobre de forma errada, um trabalho mais complexo.

2 – Horas trabalhadas

Outro ponto importante é o de definir o seu valor por hora trabalhada. Quanto você acredita que vale a sua hora? R$80,00 ou R$800,00? Defina o seu preço e aplique ele nas horas que serão necessárias para a conclusão do projeto.

Não se esqueça de definir esse valor com base no mercado de trabalho atual. Se você cobrar muito não irá conseguir clientes, e se cobrar pouco demais estará desmerecendo o seu serviço.

3 – Recursos necessários

Quais recursos serão necessários para a execução do job? Você usará um banco de imagens? Alguma ferramenta para apresentação de resultados finais como a Reportei? Alguma captação de áudio/visual?

Não esqueça de colocar na ponta do lápis todos os seus gastos adicionais que irão tornar o seu trabalho muito mais profissional.

4 – Urgência na entrega

É comum que alguns clientes apareçam com um pedido de trabalho urgente. O que levaria duas semanas para ser finalizado, pode até ser solicitado em dois dias. Neste caso, pense antes de aceitar.

Caso seja possível a execução do trabalho na deadline solicitada, adicione um valor por essa taxa de urgência no orçamento.

5 – Conhecimentos necessários

Nunca se esqueça que um cliente tem que estar disposto a pagar o valor justo por um trabalho. Mostre confiança ao cliente e que você é o profissional qualificado para o mesmo.

Lembre-se que você dedicou muito tempo estudando e se atualizando para conseguir desenvolver esse projeto e que isso deve ser levado em consideração na hora do preço.

6 – Analise o público alvo

Na maioria das vezes, o público do qual seu cliente trabalha, influencia o valor cobrado, portanto é importante analisar o poder de compra do nicho.

Entenda o funcionamento e as necessidades desse cliente. Fisgar prospectos com jobs pequenos, porém bem executados, pode ser sua porta de entrada para conseguir contratos mensais de grandes empresas.

7 – Calculadora de Freela

Mas se depois de tudo isso você ainda não estiver muito certo sobre quanto cobrar, a equipe do Reportei  desenvolveu uma Calculadora de Freela, que irá te auxiliar na hora de saber o quanto cobrar por um serviço de marketing digital.

Ela é muito simples de usar e com apenas alguns segundo você já sai com o resultado em mãos, e o melhor ela é totalmente grátis! Basta acessar esse link, preencher as informações pedidas e pronto.

Espero que vocês tenham gostado e aproveitado essa dica!