mLabs de portas abertas: conheça essa ferramenta

Por Alana Santos janeiro , 2018

Gerenciar redes sociais é um trabalho que demanda bastante tempo e dedicação. Isso porque, se houver mais cuidado com uma das redes do que com outras todo o resultado alcançado até o momento pode ir por água abaixo.

Essa tarefa pode se torna ainda mais complicada quando não se tem apenas 2 ou 3 redes sociais para administrar. Não ter um controle adequado pode fazer o projeto dos sonhos virar um pesadelo, já que a complexidade só vai aumentando conforme aparecem novos clientes.

Para te ajudar com isso a galera da mLabs criou uma ferramenta completa que te auxilia a gerir todas as mídias que você ou o seus clientes possam ter.

Nossa equipe já testou a ferramenta e nosso fluxo de trabalho melhorou muito desde então. Por isso, pedimos ao pessoal da mLabs para mostrarmos em detalhes como a ferramenta funciona. Quem sabe essa não é aquela forcinha que você anda precisando no seu dia a dia não é mesmo? Confira:

Dashboard

dashboard mlabs

Assim que você acessar a ferramenta esta será a primeira visão que você terá dela. Aqui será possível cadastrar seus perfis (cada perfil equivale a um cliente), colocar o logo da sua empresa, escolher e cadastrar cada rede social que irá utilizar e navegar pelas outras opções que a mLabs oferece.

 

Cadastrando um perfil

cadastrando um perfil na mlabs

Ao clicar no nome do seu perfil que aparece acima do menu principal da ferramenta, você conseguirá cadastrar novos clientes ou editar/selecionar outro existente.

cadastrando um perfil na mlabs 2

Para cadastrar um novo cliente basta clicar em adicionar perfil (conforme a imagem anterior) e irá abrir uma tela conforme a imagem acima. Digite o nome do cliente ou projeto que você deseja cadastrar, depois clique em Salvar e pronto! O perfil já estará cadastrado.

Sempre que desejar alterar entre um cliente e outro é só clicar nesta guia e clicar no perfil desejado.

Alterando configurações de conta

alterando configurações de conta na mlabs

Você também poderá escolher as preferências de cada perfil clicando no local onde fica da data e hora atual.

configurações de contas na mlabs

Uma vez dentro das configurações você poderá inserir o nome da empresa, e-mail de contato, fuso horário, alterar sua senha, preferências de e-mail (se você deseja receber os seus relatórios de resultados diariamente ou mensalmente).

configurando preferencias de email na mlabs

Além disso, você pode compartilhar seus  relatórios de desempenho com toda a equipe e com os clientes também. A ferramenta também permite um fácil gerenciamento de equipe através da opção Funções Administrativas. Uma observação importante: na mLabs você pode inserir quantas pessoas na equipe que precisar sem custo adicional. O custo da ferramenta é calculado sempre por perfil e o número de usuários é ilimitado.

gerenciar usuários na mlabs

Para acrescentar novas pessoas à equipe basta clicar em Adicionar Novo, preencher as informações solicitadas, depois ir em continuar e definir o cargo da pessoa dentro da equipe.

adicionar novo usuário na mlabs

Voltando ao Dashboard (para voltar para ele basta clicar no ícone que fica localizado no canto superior esquerdo), vamos te mostrar como cadastrar uma rede social para fazer a gestão das postagens.

cadastrar rede social na mlabs

Neste exemplo iremos conectar o Facebook para gerencias nossas páginas. Para isso clique em Adicionar e de ok para as permissões solicitadas.

escolha de perfil para gerenciar na mlabs

Nesta tela você selecionará o perfil que irá gerenciar (abrirá uma lista com as páginas que você administra no Facebook). Escolha qual deseja e clique em próximo.

escolha de concorrentes para acompanhar na mlabsVocê também poderá definir quais são seus principais concorrentes (conforme imagem acima). A mLabs te ajudará a monitorá-los.

resumo de resultados na mlabs

Assim que a página estiver conectada, aparecerá um resumo dos seus resultados (pode levar algum tempo para que esses dados estejam disponíveis). Clicando no ícone da rede você terá um relatório completo de todos os seus resultados.

Acima estão alguns exemplos de como o relatório é apresentado (todos esses resultados podem ser vistos também clicando na guia Acompanhamento).

alterar logo mlabs

Também é possível alterar o logo para o da sua empresa nos relatórios. Para fazer isso é só clicar no logo da mLabs e subir o arquivo com o seu.

 

Agendar Post (a principal função da mLabs!)

agendar post na mlabs

Uma das principais funcionalidades da mLabs é o agendamento de posts. Para isso, você precisará:

  • Ir na guia Agendar Post;
  • Escolher a rede social que pretende postar (você pode agendar posts para o Facebook, Instagram – inclusive no Instagram Stories -, Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest);
  • Inserir o texto (você pode inserir hiperlinks e links diretamente no texto, hashtags e emojis);
  • Fazer o upload do seu arquivo (a ferramenta posta diferentes tipos de conteúdo: vídeos, imagens, gifs);
  • Escolher a data hora que sua postagem deverá ser publicada (a própria ferramenta te indica quais são os melhores horários para postar);

E pronto! Post agendado.

Com a ferramenta você também poderá inserir assinaturas em seus posts (é possível salvar diferentes assinaturas, caso administre várias páginas), criar grupos de hashtags (e salvar as mais importantes para cada perfil), incluir a localização e até mesmo segmentar seus posts para o Facebook.

incluir post mlabs

Além disso, utilizando o botão Incluir Post você poderá programar mais de uma postagem simultaneamente.

 

Calendário

calendário mlabs

A guia de Calendário da ferramenta funciona como uma agenda interativa de todas as suas postagens. Nela, é possível ver os posts que já foram publicados, para quando existem publicações agendadas e quais postagens por algum motivo não puderam ser publicadas. Também é possível agendar novos posts a partir do calendário e clonar posts agendados para repeti-los (com ou sem ajustes) em outros dias e canais.

calendário mlabs 2

Ao passar o mouse por cima de alguma das datas e clicando em Adicionar você conseguirá agendar postagens, adicionar uma data (como feriados e finais de semana) e publicar uma ideia de post para que a equipe possa ver.

 

Inbox

inbox mlabs

Na funcionalidade Inbox você conseguirá responder, a partir da própria ferramenta, todas as mensagens do Direct do Instagram e Inbox do Facebook. Além de centralizar o seu atendimento, esta é uma opção interessante para empresas que praticam o SAC social.

 

Feed

feed mlabs
A mais recente funcionalidade da mLabs, o Feed, é um espaço onde você conseguirá acompanhar todas as timelines (ou feeds) das redes sociais que administra. Você poderá criar painéis específicos para cada página, ou mesmo de posts estratégicos que precisa acompanhar. Essa funcionalidade te ajudará a garantir que nenhum comentário fique sem resposta e, claro, que você possa responder sem acessar todos os perfis.

 

Workflow

workflow mlabs

Lembra quando falamos do cadastro de equipe e funções? É aqui que ele entra! Na guia de Workflow é possível definir tarefas para cada integrante da equipe, além de acompanhar todo o processo de criação e aprovação de posts.

Para isso clique em Adicionar Demanda e preencha as informações solicitadas para que todos os integrantes envolvidos no projeto consigam acompanhar o progresso simultaneamente.

A equipe poderá subir e acompanhar os posts, os responsáveis pela aprovação poderão pedir ajustes de texto ou arte e todas as mudanças ficarão registradas até a aprovação final e agendamento do post. A ferramenta notifica por e-mail os integrantes responsáveis a cada alteração dentro do fluxo de trabalho.

 

Relatórios

relatórios mlabs

Por último, mas não menos importante, temos a guia de Relatórios. Nela você conseguirá analisar e exportar todos os resultados obtidos para apresentar aos seus clientes.

relatório mlabs
Para gerar um relatório clique em Novo Relatório e em seguida escolha o tipo de relatório que você deseja.


Depois escolha a rede social que deseja que entre nos relatórios, pode ser mais de uma (nesse caso só está aparecendo o Facebook, pois só adicionamos essa rede na ferramenta).

relatório mlabs 2
Escolha um nome para o seu relatório, clique em Salvar e ele já estará concluído.

relatório mlabs 3

Clicando nas configurações ao lado do nome do relatório você conseguirá compartilhar ele (por e-mail ou link), alterar o nome e exportá-lo (em formato de PDF ou apresentação).

Gostou da ferramenta? Caso tenha ficado curioso(a) é possível realizar um cadastro de teste gratuito neste link e ver com seus próprios olhos o potencial que ela tem, afinal é ver para crer não é mesmo?