circle-loader
Escrito por
116

Verdade seja dita, depois das últimas mudanças no algoritmo do Facebook está cada vez mais difícil conseguir um alcance orgânico nas postagens.

Se você também anda sofrendo com esse mal, deve ter percebido que essas mudanças foram realizadas para aumentar o uso do Facebook Ads, mas o grande problema é: e quando nem mesmo isso vem te ajudando com resultados dentro da famosa rede social?

Entender como funciona essa ferramenta é sim muito importante, porém sem conhecer o seu público nem mesmo investindo milhares de reais o resultado desejado será alcançado. Como já dissemos algumas vezes os relatórios são grandes aliados na hora de apresentar resultado, porém eles não servem apenas para “conferir se as postagens funcionaram”, mas também para criar métricas e entender melhor seu público.

Saber ler os dados e definir ações efetivas a partir deles é o que define um excelente social media. Para isso, os relatórios passam a ser fundamentais, neste artigo feito em conjunto com a equipe do Reportei, iremos dar algumas dicas de como utilizar seus relatórios para otimizar seus anúncios no Facebook, confira:

1 – Descubra qual o seu público

Como dissemos anteriormente é impossível alcançar os resultados desejados se o que você está fazendo não é direcionado para o público correto.

Através dos relatórios você conseguirá descobrir qual o perfil de usuário que anda interagindo mais com sua página, afinal muitas vezes o seu público pode te surpreender. Já existem vários cases de empresas que foram criadas pensando que seu público seria um, quando na verdade, ao analisar os resultados descobriram que a maior interação era com outro totalmente diferente.

2 – Entenda o que mais traz resultado

Após descobrir qual o seu público, será muito mais fácil direcionar seus anúncios da maneira correta, porém somente isso não é o bastante. Cada público demonstra mais interesse por um certo tipo de conteúdo, por exemplo, o que mais engaja em sua página no Facebook? Um vídeo, uma foto ou talvez até mesmo um artigo?

Os relatórios também irão te apresentar esse tipo de resultado e com eles você saberá quais postagens vale mais a pena impulsionar ou até mesmo que formato de anúncio melhor funciona para seu público.

3 – Foco no objetivo

Os relatórios já te apresentaram qual seu público e do que eles mais gostam, agora é a hora de analisar qual o resultado que você deseja alcançar. Para a maioria das páginas novas o que eles mais buscam são novas curtidas, porém é importante por meio das análises dos resultados que os relatórios te mostraram que você descubra qual a real necessidade das suas redes sociais.

Não adianta ter uma página com mais de 500 mil curtidas se em suas publicações as interações não chegam nem a 1% disso, o engajamento é tão importante (em alguns casos até mais) que número de curtidas.

Por isso analise o que está precisando de um empurrãozinho maior em sua página, talvez você esteja trazendo uma quantidade razoável de curtidas, mas seu engajamento está negativo? Nesse caso direcionar os anúncios para melhorar isso seja o ideal, assim como o caso contrário (pouca curtida e muito engajamento). Cada necessidade irá precisar de um direcionamento de anúncios diferente.

Gostou? Caso você queira testar essas dicas com sua página é possível realizar um cadastro de teste gratuito no Reportei e gerar relatórios em segundos para suas redes sociais.