Entenda os Diferentes Tipos de Formatos de Arquivo

Por Alana Santos

Existem diversos tipos de arquivos para quem deseja ver vídeos, ler documentos, editar imagens, ou fazer outros tipos de ação usando um Mac ou Windows. Além de conhecer os principais tipos de formatos de arquivos, é essencial saber como usar esses formatos para os objetivos que você deseja.

Para aprender como converter HEIC em PDF no Mac ou no Windows é importante conhecer esses dois formatos. Apesar de serem amplamente conhecidos, existem algumas particularidades entre cada um deles. Confira a seguir a lista dos diferentes tipos de formatos de arquivo e detalhes de cada formato.

Formatos de documentos mais populares

Dentro dos formatos de documentos mais populares existem dois formatos que se destacam: PDFs e DOC ou DOCX. Esses formatos são bem populares e contam com algumas particularidades.

PDF

O PDF é o formato principal de documentos criados no Acrobat Reader. Ele é muito usado para documentos que exigem assinatura, como contratos e formulários. Além disso, é comum que empresas também façam lançamentos de seus e-books como lead magnet para atrair leads para os seus negócios.

Uma das principais características do PDF é que ele oferece diversos tipos de edição diretamente no Acrobat Reader. Entretanto, ele requer uma assinatura para que você possa usá-lo ao máximo. Por isso, muitas pessoas procuram maneiras de converter documentos para PDF ou converter do PDF para outro formato.

DOC e DOCX

O formato DOC ou DOCX é o formato de arquivo que geralmente é optado por pessoas que usam o Microsoft Office, por exemplo. A ideia desse tipo de arquivo é permitir a edição de documentos diretamente no próprio arquivo. Bem como o PDF, existem diversos recursos que você pode usar em arquivos DOC e DOCX.

Uma particularidade desse tipo de arquivo é que ele é extremamente flexível e pode ser adaptado para os seus objetivos. Seja para contratos, documentos, comunicados, entre outras opções, ele pode ser usado sem problema. Assim como o PDF, você precisa ter uma assinatura para usá-lo. Por outro lado, diferentemente do PDF, arquivos DOC e DOCX podem ser editados gratuitamente no site do OneDrive, caso você tenha uma conta Outlook.

Formatos de vídeos mais populares

Agora que você compreende os tipos de arquivos mais populares é importante conhecer também os principais tipos de vídeos que você tem disponível. Para quem trabalha com fotografia ou com edição e criação de vídeos, é essencial saber quais são os formatos mais populares para compartilhá-los com os seus clientes.

AVI

O AVI é um formato bem popular entre usuários de arquivos de vídeo. Esse tipo de formato geralmente é extremamente pesado. Por outro lado, ele tem muita qualidade. Logo, ele é mais procurado para quem deseja concluir um projeto e enviar para a submissão final, ao invés de usá-lo como rascunho.

O AVI pode ser usado tanto no Windows quanto no Mac. Entretanto, caso você não tenha um player que abre e aceite esse tipo de arquivo, talvez seja interessante convertê-lo em outros tipos de arquivos para que o player do seu computador possa abri-lo e você possa vê-lo.

MP4

O MP4 é um tipo de arquivo de vídeo muito comum para dispositivos iOS. Bem como é o principal arquivo para quem procura um documento de vídeo com um tamanho um pouco menor do que o AVI. Dessa maneira, ele é indicado para quem deseja otimizar o tamanho do arquivo com base na melhor qualidade possível.

Apesar de ser muito popular, alguns players têm dificuldade em ler documentos nesse formato. Por isso, é interessante que os usuários saibam como converter esse documento em outros formatos. Bem como entender como converter MP4 em AVI, por exemplo. Afinal, esses dois tipos de arquivos são os mais populares para vídeos.

Formatos de áudio mais populares

Áudios também contam com formatos mais populares entre os seus usuários. Os principais formatos são MP3 e AAC. Ambos são executáveis nos principais players do mercado. Entretanto, assim como os outros formatos que citamos, eles também podem necessitar de conversão.

MP3

Esse formato de áudio é extremamente antigo e definitivamente o mais popular para áudios. Por ser muito popular, diversos players aceitam músicas e áudios para quem pretende usá-lo. Por outro lado, eles não são os mais indicados para quem pretende focar em tamanho de arquivo reduzido.

AAC

O formato AAC ganhou espaço depois de ser o formato mais usado principalmente para quem compartilha áudios em aplicativos. Codinome para Advanced Audio Coding, o AAC é um formato que oferece mais qualidade e menor tamanho do que o seu principal concorrente, o MP3.

Saiba os melhores tipos de arquivos e como convertê-los

Muito além de conhecer os principais tipos de arquivos, é essencial saber como convertê-los. Dessa forma, você poderá usar e converter seus documentos sem enfrentar grandes limitações em seu dia a dia.