Como acessar VPN no Android para se manter protegido enquanto navega pela internet

Por Alana Santos

Se sentir seguro e ter privacidade enquanto usamos nossos dispositivos móveis é fundamental e nunca é demais. Para obtermos maior privacidade e segurança com uma navegação privada é essencial sabermos usar uma VPN em nossos dispositivos.

O uso das VPNs é bastante comum nos computadores, porem essa rede privada de navegação também pode ser usada no seu smartphone. Neste artigo vamos mostrar como usar uma VPN no seu dispositivo móvel.

Os smartphones que usam android já possui naturalmente recursos para acessar uma rede privada. É possível agregar as informações de acesso manualmente e se conectar em uma VPN. Porém temos aplicativos que simplificam esse processo, inserindo as informações de forma automática. Então, vamos começar com o básico.

O que é uma VPN?

VPN é uma Rede Privada Virtual. Como indica o nome é uma camada de privacidade que ajuda as pessoas a navegar na Web com mais segurança, roteando sua conexão com a Internet por meio de um servidor criptografado, criando assim um manto de invisibilidade. Interligando assim diversos dispositivos, provendo maior segurança para seus dados, dificultando que terceiros interceptem seus dados.

Normalmente, as VPNs vêm na forma de uma extensão de navegador (para Chrome e Firefox), um cliente de software para download ou um aplicativo móvel. Depende de qual dispositivo esteja usando.

Já se conectou a um ponto de acesso wi-fi público e se preocupou com os perigos que isso poderia trazer? Bem, no caso de usar uma VPN, não há nenhuma. Suas informações privadas não são expostas, não pode ser identificado e a VPN aparecerá como a fonte de dados (em vez de seu endereço IP).

Muitas empresas optam por usar VPNs (especialmente para seus funcionários remotos) afim de garantir a privacidade dos dados pessoais. Isso torna muito mais difícil que informações confidenciais sejam hackeadas, roubadas e vendidas para pessoas mal-intencionadas.

O que é o Android?

O Android é um sistema operacional móvel. Assim, como o Windows é um sistema operacional para computadores e o iOS é um sistema operacional para Macs e iPhones, o Android é um sistema operacional móvel para vários dispositivos portáteis. A tecnologia do Android não se limita aos telefones celulares, na verdade, é o sistema operacional mais popular para tablets, Smart TVs e e-books também. É possível encontrar o Android executando sua câmera digital ou relógio inteligente também.

Mais comumente, o Android é conhecido por ser o sistema operacional escolhido pela Samsung, Huawei, LG, Motorola, Nokia, Pixel, Sony, Xiaomi e HTC. Todos esses dispositivos serão carregados com uma loja Google Play para ajudar a encontrar ótimos aplicativos Android para download.

Agora que apresentamos as VPNs e o Android, vamos falar de algumas das razões pelas quais talvez seja o momento de finalmente baixar sua própria VPN.

Transmissão de conteúdo bloqueado regionalmente

Por exemplo, você se interessou por uma nova série popular na Netflix, mas ela não está disponível em seu país. Não se preocupe, basta usar a VPN do seu Android para mudar seu servidor para um país diferente onde a série esteja disponível.

Proteção em conexões wi-fi públicas

A rede wi-fi gratuita à qual você se conecta no aeroporto, parque ou cidade pode não ser o que realmente é. Um hacker pode facilmente replicar uma rede e roubar seus dados, mas uma VPN Android pode enganá-los enquanto protege seu dispositivo.

Evite a censura

Alguns países, como China e Bielorrússia, enfrentam leis de censura muito rígidas, pelas quais grande parte da Internet se torna inacessível. Dessa forma as VPNs oferecem uma fuga da censura.

Segurança para compras e serviços bancários

Ao acessar seu banco online ou fazer pagamentos online, é aconselhável manter sua atividade privada através do uso de uma VPN. Sem a VPN, um hacker pode estar observando cada movimento seu. 

Como acessar a VPN no Android – Adicionar, conectar e manter

Em apenas cinco etapas, passamos de exposto e desprotegido a um navegador seguro da Web, cuja VPN é executada silenciosamente em segundo plano para afastar entidades maliciosas. Algumas das primeiras VPNs Android exigiam muita entrada manual de dados para colocar a VPN em funcionamento, agora é muito mais simples. Usaremos o Surfshark como exemplo.

1º passo: escolha um aplicativo VPN e baixe-o para o seu dispositivo Android, sendo assim, Baixe Surfshark. É necessário ir à loja do Google Play e pesquisar por Surfshark ou pesquisar por VPNs e navegar pelas outras opções.

2º passo: uma vez instalado, abra o aplicativo e selecione “Teste Gratuito” ou “Log In” (no caso de já tiver uma conta).

3º passo: Se estiver usando a opção de avaliação gratuita, siga as instruções na tela até chegar à página inicial. Neste ponto, haverá um grande círculo que diz “Como se conectar?” e um botão azul abaixo que diz “Conectar” com uma alternância informando “Servidor mais rápido”.

4º passo: Clique em conectar! Agora sua VPN está conectada e ativa. Se deseja alterar sua localização, clique em “Locais” e escolha um dos servidores disponíveis

5º passo: no Surfshark, como na maioria das VPNs, vá para o painel Conectividade e procure um recurso “Auto-Connect” ou “Always On”, que ativará a VPN sempre que você se conectar a uma rede Wi-Fi.

A maioria das VPNs funciona mais ou menos da mesma maneira que isso. Baixe, faça login, conecte-se.

Devemos usar uma VPN GRATUITA?

Algumas pessoas baixam uma VPN e, no momento em que solicitam os detalhes do cartão para desbloquear a avaliação gratuita, ficam frustradas e procuram uma VPN gratuita. Bem, isso não é um movimento tão acertado quanto parece. As VPNs gratuitas são muito limitadas, lentas, oferecem poucos servidores e possuem recursos restritos. Portanto, se optar em fazer algo útil, terá que pagar de qualquer maneira.

Na realidade, configurar uma VPN de alta qualidade no seu dispositivo Android é um processo rápido e indolor que leva cerca de 5 minutos. Siga os passos e fique protegido.