iFood obtém autorização para uso comercial de drones no espaço aéreo brasileiro

Por Fillipe Luis

O iFood, em parceria com a Speedbird Aero, foi autorizado a realizar entregas por meio de drones em todo o território brasileiro. A autorização para uso diário comercial do equipamento foi dada pela Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.

Essa autorização é importante para o segmento de delivery, pois torna uma realidade o transporte de alimentos e outros produtos por modal aéreo.

Há dois anos, esse projeto do iFood deu largada. Foi realizado um período de testes de viabilidade em diferentes regiões e contextos – tudo com autorização da Anac. A experiência comprovou a possibilidade de operar drones com o propósito de entregas.

Os drones do app poderão realizar entregas com cargas de até 2,5 quilos em um raio de três quilômetros, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto.

A partir da autorização da Anac, o delivery com o uso de drones em parte das rotas amplia as possibilidades de atuação e o alcance em novas áreas. Como próximos passos, serão analisados novos locais e a viabilidade de operação para investimento em outras regiões do país.