Conheça a identidade visual oficial do turismo em Paris

19 de dezembro de 2017

Por Fillipe Luis

Fundada em 1971, o Bureau de Convenções e Visitantes de Paris é uma organização oficial do turismo na cidade de Paris. Sua missão é acolher e informar os visitantes e promover Paris como um destino único e especial.

A organização mantém seis escritórios de turismo na França e faz a impressão de em média um milhão de cópias do mapa oficial da cidade por ano, mantendo o programa de turismo pela cidade, entre outras diversas atividades.

Imagem/Reprodução: www.underconsideration.com

O logotipo antigo da empresa era bastante agradável com a sua “Torre das Ilhas”, representação claramente influenciada pela Torre Eiffel. Porém, a identidade precisava ser mais impactante e clara para os turistas, fazendo com que um redesign fosse praticamente obrigatório.

Foi uma decisão do próprio estúdio Graphéine (agência responsável pelo job) de incluir a Torre Eiffel no logotipo oficial do turismo de Paris, mesmo todos sabendo que isso poderia ser um enorme clichê.

Utilizar ou não o símbolo da Torre Eiffel foi a nossa primeira pergunta e a mais complexa de todo o projeto. Efetivamente quando falamos sobre Paris para um público internacional, a primeira coisa que todos lembram é sem dúvidas a Torre. No entanto, estávamos cientes de que iriamos buscar a simplicidade e concentramos todos os nossos esforços em um projeto tipográfico que pudesse ser visto como um horizonte parisiense, utilizando a letra “A” como referência direta, buscando ao máximo um resultado minimalista.

Enquanto o projeto tipográfico era feita pela agência Graphéine, o ilustrador Séverin Millet de Lyon, foi convidado para trabalhar apenas no ícone da identidade. Ir para esse lado do design, segundo os profissionais que participaram do projeto, permitiu uma aparência leve, colorida e poética da capital.

Gostou? Então confira o Behance do projeto e não esquece de deixar seu comentário sobre o trabalho.