Pesquisa aponta que os profissionais mais felizes estão na comunicação

16 de maio de 2017

Por Alana Santos

Para uma empresa quanto mais os funcionários estão felizes, mais bem-sucedida ela será. Pensando nisso a maioria das corporações investem uma parte da sua verba para cuidar do bem-estar de seus colaboradores.

Em uma pesquisa realizada recentemente pela empresa Robert Half em parceria com a Happiness Works, foram ouvidos mais de 23 mil profissionais de oito países diferentes e o resultado aponta que, em uma escala de felicidade de 0 a 100, as empresas de todo o mundo atingiram a média de 70 pontos.

Ainda de acordo com essa pesquisa, os funcionários mais felizes e dispostos costumam ser mais engajados, leais, criativos e produtivos do que aqueles que não se sentem satisfeitos com sua profissão. A pesquisa também apontou algo um tanto quanto curioso: entre todas os profissionais pesquisadas os que demonstraram um grau maior de felicidade trabalham na área de marketing.

Também é mensurado o grau de alegria no trabalho. Segundo o estudo, que recebeu o nome de “O segredo das empresas e colaboradores mais felizes”, os profissionais que exercem cargos de diretoria ou executivos são aqueles que se mostraram mais alegres. O tempo de trabalho também é algo que influencia no bem-estar.

Pessoas com menos de um ano de atuação nas companhias demonstraram o mesmo grau de felicidade do que os mais experientes nas empresas e a faixa etária de profissionais mais felizes é de 18 a 35 anos, embora os profissionais que se mostraram mais interessados em suas tarefas sejam aqueles com idade superior a 55 anos.

Igualdade entre os sexos

A pesquisa também questionou homens e mulheres a respeito de quais fatores influenciam em sua felicidade no ambiente de trabalho. Para os homens, a principal razão de se sentirem satisfeitos com a empresa é o orgulho da organização em que trabalham. Já para as funcionárias, felicidade significa ser tratada com igualdade e respeito em suas empresas, de maneira que elas tenham oportunidades iguais a de qualquer outro funcionário.

Gostou? Deixe nos comentários se você concorda com os resultados dessa pesquisa e quais fatores contribuem para que você se sinta mais feliz no ambiente de trabalho.