Brahma celebra 128 anos relançando nove rótulos históricos

Para celebrar seus 128 anos, a Brahma resolveu revisitar sua história e lançar nove rótulos históricos que contam momentos importantes para a marca e a revolução da cerveja. Cada embalagem está relacionada a uma data marcante, tanto para os brasileiros quanto para a marca.

“Nossa história se confunde com as histórias dos brasileiros e com os hábitos e gostos adquiridos pelo nosso povo. Nosso papel foi trazer essas histórias à tona e dividir com todos seus personagens”, comenta Marcelo Tucci, diretor de marketing de Brahma.


Para comunicar a edição limitada, uma grande campanha foi criada pela agência Africa. Com forte presença na TV, digital, mobiliário urbano, cartazes em ponto de venda, a propaganda foi lançada com um filme que dá vida à personagem que ilustrou o primeiro rótulo da marca em 1888. Intitulado “Musa”, o comercial traz essa mulher como porta-voz de Brahma e apresentadora da coleção, fazendo uma homenagem à uma história que começou com uma garrafa: a dela.

rotulos_brahma_chopp_128_anos_02
Rótulo Brahma de 1888: Ainda sem marca, havia três hipóteses para a escolha do nome: referência ao Deus hindu, ao compositor alemão Brahms ou ao inventor da válvula de chopp, o inglês Brahma.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_03
Rótulo Brahma de 1900: Nessa década, a Brahma recebeu a medalha de ouro, na comemoração do centenário da abertura dos portos no Brasil.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_04
Rótulo Brahma de 1911: Três anos após o lançamento desse rótulo, a Brahma lançava também a Malzbier.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_05
Rótulo Brahma de 1918: A Brahma lança sete refrigerantes: Água de Meza, Crystal, Ginger Ale, Berquis, Soda Limonada Especial, Soda Limonada e High Life.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_06
Rótulo Brahma de 1925: Começa a produção da Brahma Chopp engarrafada e seu lançamento se propagada pela composição da marchinha “Chopp em Garrafa”, composta por Ary Barroso e Bastos Tigre.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_07
Rótulo Brahma de 1942: Em 1940, a Brahma passa a ser oferecida em confeitarias e bares. Em 1948, foi inaugurado o primeiro Bar Brahma.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_08
Rótulo Brahma de 1967: Surgem as primeiras revendas de Brahma, constituídas por antigos funcionários da empresa.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_09
Rótulo Brahma de 1971: Em 1972 a Brahma lançou as primeiras embalagens em lata para as cervejas Brahma Chopp e Brahma Extra.

 

rotulos_brahma_chopp_128_anos_10
Rótulo Brahma de 1985: A Brahma patrocinou o festival Rock in Rio para o lançamento de uma nova cerveja, a Malt 90.

 

Para saber mais sobre a edição limitada com rótulos históricos da Brahma, acesse o hotsite da campanha clicando aqui.

23 anos, estudante de Publicidade e Propaganda e Técnico em Informática com Habilitação em Desenvolvimento de Sistemas. Palestrante nas áreas de social media e empreendedorismo digital e fundador do maior portal de comunicação do Brasil, os Publicitários Criativos.