Felipe Neto critica GloboNews durante entrevista para a própria emissora

3 de agosto de 2020

Por Alana Santos

O youtuber Felipe Neto concedeu entrevista à GloboNews, canal da Rede Globo, neste último domingo, dia 2.

O que surpreendeu o público foi que durante a entrevista ele fez duras críticas a vários veículos, entre eles a própria GloboNews e também à CNN Brasil, por darem voz a “negacionistas da pandemia e negacionistas da necessidade de isolamento social“. Confira o vídeo da entrevista:

Durante a entrevista, o youtuber fez menção do deputado Osmar Terra (MDB-RS). “Uma pessoa que já veio aqui na GloboNews, inclusive, que eu critiquei abertamente por ter sido convidada e que aparece também em outros canais o tempo inteiro. Toda semana ele fala que a próxima semana é o fim constatado da pandemia. Ele está falando isso desde março. Falou que iam morrer mil pessoas e continua até hoje arrotando que está certo em relação à pandemia“, disse.

Para Felipe, os veículos de comunicação devem fazer um contraponto mais forte a pessoas que espalham informações falsas. “E aqui não estou falando de opiniões divergentes, estou falando de negacionistas científicos, péssimos revisionistas históricos, pessoas que intencionalmente deturpam, manipulam e negam o que a ciência diz para tentar vender uma ideologia“.

Ele foi ainda mais duro com a CNN Brasil, concorrente da GloboNews. A jornalista Cristiana Lôbo perguntou se ele se sentaria para discutir o projeto das fake news, que está sendo debatido no Congresso, com blogueiros que defendem o governo Bolsonaro. “Eu não me sentaria da mesma forma que eu não aceito aparecer na CNN Brasil pela mesma razão“, disse. Prosseguiu Felipe: “A gente está vivendo hoje no Brasil um momento de validação do negacionismo, a validação do obscurantismo, a validação de pessoas e ideias que sempre ficaram no esgoto da opinião pública. E que de repente saíram dos esgotos, como ratos pela cidade, de uma forma tão violenta e grotesca, que saíram contaminando todo mundo.

Felipe ainda fez um apelo aos jornalistas. “É papel do jornalismo negar. Eu levanto essa necessidade, pedindo para os bons jornalistas, que vocês são, quando encontrarem essas pessoas, essas opiniões, que as neguem e que mostrem a verdade de imediato“, disse.