Duolingo apresenta novo aplicativo para aprender matemática

Por Alana Santos

O Duolingo – plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo – apresentou a versão beta do seu novo aplicativo, o Duolingo Math, criado para ensinar matemática.

A novidade foi revelada durante a Duocon, evento online anual da plataforma sobre educação, que aconteceu nesta sexta-feira (26). Assim como o aplicativo de idiomas do Duolingo, o de matemática ensinará a ciência de maneira divertida, acessível e gratuita.

O app educacional #1 do mundo, que conta com mais de 500 milhões de downloads, resolveu se aventurar para além do ensino de idiomas, e investiu em uma plataforma gamificada para aprender matemática com o objetivo de promover a principal missão da empresa, que é a de desenvolver a melhor educação do mundo e torná-la universalmente disponível. 

“Há uma necessidade urgente em tornar a matemática mais acessível e divertida para todos”, diz Luis von Ahn, CEO e co-fundador do Duolingo. “Um dos nossos objetivos ao criar este novo aplicativo é quebrar o ciclo da ansiedade relacionado à matemática. Ao ensinar esses conceitos básicos de matemática em um ambiente divertido e inclusivo, estamos ajudando nossos alunos a construir confiança e estabelecer as bases para que alcancem ainda mais.”, complementa.

Um time de engenheiros, cientistas de aprendizado e designers criaram um aplicativo que ensina matemática do jeito do Duolingo: lições curtas, com exercícios interativos e recursos gamificados, além das famosas ofensivas (dias seguidos que os alunos completam lições no Duolingo). A corujinha Duo, mascote do Duolingo, e os outros personagens do app de idiomas, tão queridos pelos usuários, também estarão presentes, motivando os alunos a aprenderem a matéria e completarem a sua meta diária.  

“Uma das partes mais interessantes sobre desenvolver esse aplicativo tem sido a matemática que precisamos usar para realmente construí-lo.” comenta Sammi Siegel, engenheira de software sênior e líder de engenharia da equipe de matemática do Duolingo. “Tudo o que é visto no app é desenhado dinamicamente em códigos para que possamos mostrar todos os diferentes tipos de formas, frações, ângulos e muito mais. Foi preciso um esforço do time, afinal, desenhar tudo isso exigia descobrir uma geometria bastante complexa. A matemática se baseia em si mesma, portanto, entender os conceitos principais que este aplicativo está ensinando é a base para entender os conceitos matemáticos de nível superior que nós precisávamos para realmente desenvolvê-lo.” conclui. 

O Duolingo Math é dividido em unidades, possibilitando que os alunos comecem naquela com o tema que estão aprendendo na escola ou foquem em áreas que precisam praticar mais. Em um primeiro momento, o app focará no nível básico, para ajudar estudantes e crianças a melhorarem suas habilidades em matemática, mas lições avançadas serão adicionadas à plataforma, permitindo que alunos mais velhos e adultos usem para treinar o cérebro. 

A versão beta do app para IOS pode ser testada em duolingo.com/math. Até o final do ano, o aplicativo oficial será lançado para todos, primeiramente em inglês.