Tipos de Câmera: DSLR, instantânea e muito mais!

Por Alana Santos

As câmeras são ótimas para registrar momentos únicos e guardar lembranças. Você pode adquirir uma para iniciar na carreira profissional ou pra ter como hobbie. No mercado atual existem diversos modelos com funcionalidades diferentes. No artigo de hoje iremos apresentar cada uma delas com um breve resumo. Confira!

Descubra os tipos de câmera que existem!

A diferença entre as câmeras não está apenas em sua quantidade de megapixels como o pensamento popular imagina ser. Existem muitas outras diferenças, como, por exemplo, a questão de como a imagem chega ao visor; algumas por meio de sistema espelhado e outras por visores eletrônicos. 

Ainda tem as diferenças de tamanho, peso e resistência das câmeras que podem contar muito na sua escolha. Em algumas é possível verificar como a foto ficou antes de realizar a revelação da mesma, em outras não é possível ver antes como a foto ficou, mas apenas após revelar. 

Em algumas câmeras, a foto é revelada nela mesmo e já sai pronta, mas na maioria é necessário levar até um estabelecimento para que sejam reveladas. Fora essas, ainda existem muitas outras diferenças entre os modelos de câmeras que veremos já já.

Tipos de câmera

Antes de mais nada, saiba que escolher uma boa câmera fotográfica nem sempre é fácil, pois existem diversos modelos no mercado e suas funções são bastante completas. Confira as 16 melhores câmeras fotográficas de 2022 e saiba quais são as opções mais indicadas do ano.

Agora, confira abaixo os principais tipos de câmera e veja o que difere cada um deles.

Câmera DSLR

A câmera DSLR permite ao fotógrafo ver a imagem da foto que será tirada em tempo real no visor. Ela trabalha com um sistema de espelhos dentro da câmera; uma lente condensadora capta a imagem e reflete no espelho pentaprisma, levando a imagem até o visor. Devido aos seus espelhos, as câmeras DSLR são um pouco maiores e pesadas do que as mirrorless. 

Além disso, se as fotografias forem feitas em um local ou ocasião que necessitam de silêncio, as DSLR não são a melhor opção, pois fazem mais barulho (consequência do sistema de espelhos). Uma maneira simples de verificar se uma câmera é DSLR, é olhar o visor óptico da câmera com ela desligada, se for possível ver imagem é DSLR, se não for possível então é mirrorless. 

Câmera Mirrorless

Mirrorless é uma palavra em inglês, cuja tradução para o português é: sem espelho. Isso devido à ausência de espelhos no mecanismo de como a imagem é transmitida da lente para o visor da câmera. 

Ela conta com visores eletrônicos para que você possa visualizar no visor a imagem que a lente está capturando. Com isso, ela sofre a desvantagem no tempo de resposta da imagem da lente ser transmitida para o visor, a imagem demora um pouco para atualizar a imagem. Diferente das DSLR que consegue transmitir em tempo real, devido aos espelhos. 

Como consequência de se ter um tamanho menor e sistema eletrônico no visor, suas baterias acabam por durar menos. As câmeras mirrorless tem como vantagem: menor peso e tamanho, é mais silenciosa, tem maior facilidade para adaptação de lentes, e tira mais fotos por segundo. 

Câmera instantânea

A Câmera instantânea são câmeras que revelam a foto no mesmo instante ou minutos depois que você a tira. É uma opção bem bacana. Se a câmera instantânea for digital, é possível verificar como ficou a foto e realizar edições antes de revelar. Se for analógica isso não será possível. 

A foto será revelada logo após ser tirada. As fotos são reveladas em papel filme, que são vendidos separadamente. Caso você esteja pensando em adquirir um modelo desses, não deixe de conferir as 10 melhores câmeras instantâneas de 2022!

Câmera superzoom

Como o nome já indica, são câmeras que tem um zoom de grande alcance. Uma boa opção para quem gosta de fotografar coisas distantes, como a lua, estrelas, pássaros e outros animais, por exemplo. 

As câmeras de superzoom costumam ter capacidade de realizar fotografias com zoom de 20X a 45X e ainda assim, manter uma boa qualidade. As câmeras superzoom não tem a opção de lentes intercambiáveis. 

Câmera compacta

As câmeras compactas têm como principal diferença o seu tamanho que é muito menor em comparação às outras. São câmeras práticas de serem levadas em passeios. Podem ser carregadas no bolso como se fossem um celular. Elas não contêm tantas configurações como outros modelos, não sendo recomendada para uso profissional. 

Boa opção para carregar com você no dia a dia, permitindo você fotografar cenas e objetos que tomem sua atenção por onde você for.

Câmera robusta

As câmeras robustas são os famosos celulares Nokia tijolão do mundo das câmeras. Pois, são conhecidas por sua alta resistência a diversos fatores, como: baixa temperatura, água, poeira e quedas. 

Uma boa opção para quem deseja tirar fotos em situações que coloquem a câmera em certos perigos. Vai tirar fotos na neve? Vai levar a eventos ou ocasiões em que há grande possibilidade da câmera cair ou sofrer pancadas? Considere levar uma câmera robusta. Porém, vale comentar que não garante fotos de qualidade tão boa.

Câmera profissional

As câmeras profissionais são ideais para quem quer tirar aquela fotografia de alta qualidade e possui uma boa experiência no uso delas. São excelentes modelos para tirar fotos profissionais com diversas técnicas e chegar naquela foto perfeita que você quer tanto tirar. Apesar de serem um tanto mais caras, são excelentes opções para quem trabalha diretamente com fotografia ou gosta de investir em um hobby.

Veja as 16 melhores câmeras fotográficas profissional de 2022 e saiba como escolher o modelo ideal para você!

Câmera de 360º

As câmeras 360° possibilitam um modelo de foto muito diferente das outras: as fotografias panorâmicas. Na verdade, com as câmeras comuns os fotógrafos também conseguiam fazer esse tipo de foto, porém tinham que realizar uma fotografia, mover a câmera um pouco para os lados e tirar outras e depois era necessário juntar e editá-las manualmente. 

Já com a câmera 3D isso acontece automaticamente quando a foto é tirada. Isso só é permitido por elas conterem duas ou mais lentes em sua parte interna. A visão da câmera 360° é igual ao campo de visão dos olhos humanos, pegando toda a sua frente e laterais. 

Câmera de filme tradicional

As câmeras tradicionais são câmeras antigas e analógicas. Elas contêm um disco de controle extra, chamado alavanca de rebobinar, que serve para rebobinar o filme da câmera. 

Nessas câmeras não é possível verificar como ficou a foto antes de revelar, igual acontece com câmeras mais modernas e digitais. Só é possível ver a foto após revelar, fazendo a palavra revelar ganhar ainda mais sentido nesse momento. Ela traz aquele suspense e ansiedade que os antigos passavam até saber como ficaram as fotos. 

Câmera 3D

As câmeras 3D funcionam com um par de lentes e um par de CCD, permitindo assim imagens tridimensionais. Possibilitando que você possa visualizar suas fotos ou filmagens como se fossem na vida real com objetos e pessoas como que saltando para fora da tela. Para que a magia seja possível, é necessário o acompanhamento de um óculos 3D na hora de ver a foto ou vídeo. 

Câmera multifoco

Como o nome já diz: é uma câmera que possibilita uma fotografia com foco em diversos lugares. As câmeras comuns permitem escolher o foco em um local da foto, seja por foco automático, seja por foco manual. Já na multifoco você pode escolher mais de um objeto ou pessoa presente na foto para que a câmera concentre o seu foco.

Camera teleobjetiva: essa é capaz de aproximar algum objeto da paisagem, preservando a qualidade da imagem. 

Devido a essas e outras tecnologias, as câmeras de smartphone têm ficado cada vez mais próximas de câmeras profissionais. Sendo, na verdade, já utilizada por alguns poucos profissionais em algumas ocasiões.

Conheça os tipos de câmera e compre a ideal para você!

Cada ocasião necessita de um tipo de câmera específico. Análise conforme será o seu uso, lembrando também de comparar os preços de cada câmera. Pois, existe grande diferença de preço.

Se você está iniciando uma carreira profissional, o ideal seria ter diversos tipos de câmera, para que possa estar preparado para qualquer tipo de ocasião, mas normalmente você adquire com o tempo, porque as câmeras de boa qualidade são caras. 
Veja qual terá mais utilidade para você no início e invista nela de princípio e depois progrida adquirindo outras que você vê que também serão úteis para o seu trabalho. Caso seja para uso próprio no dia a dia, câmera instantânea e câmera compacta são boas opções. Para mais dicas de seleção de produtos, acesse Portal Vida Livre.