circle-loader
Escrito por
175

Um ponto que costumamos levantar com frequência é sobre a importância de ter um sistema de organização, principalmente quando se é freelancer, pois a bagunça pode fazer com que sua produtividade caia e muito.

Cada projeto possui suas características próprias, alguns terão milhões de arquivos, outro somente um e é nessas horas que as famosas pastas entram em ação! Em parceria com a Fotolia, separamos algumas dicas de como manter seu computador organizado e não perder horas em busca de um único arquivo, confira:

 

1- Separe por ano

O primeiro passo para se organizar é criar pastas por ano, assim quando você precisar de um arquivo basta ir no ano em que você realizou o projeto.

Imagine que você fez um trabalho em 2005 e quer esse arquivo, você não se lembra muito bem o nome dele, porém sabe quando ele foi feito, mas ele está todo misturado com os de demais anos, fica muito complicado de encontrar não é mesmo?

Separar por ano é somente o primeiro passo da subdivisão de pastas que iremos criar.

 

2 – Separe por mês

Dentro da pasta de cada ano, crie subpastas referentes aos meses. Nomeie cada uma delas com o mês correspondente.

Você não precisa criar todas as 12 pastas de uma vez só (a não ser que você esteja organizando arquivos de anos anteriores), elas podem ser criadas conforme os meses vão chegando.

 

3 – Nome do projeto

Só com essas 2 divisões que fizemos já ficou mais simples não é mesmo? Agora para ficar ainda mais fácil encontrar seus arquivos cria outra subpasta (agora dentro da pasta com o mês de início do projeto) utilizando o nome do seu cliente ou trabalho.

É importante ter um para todos os projetos, pois assim você sempre se lembrará onde está cada coisa.

 

4 – Tipos de arquivos

Agora sim estamos na última parte!

Crie subpastas dentro do cliente de acordo com os tipos de arquivos que você trabalha, como por exemplo: uma pasta chamada referências, outra propostas, uma só com arquivos finalizados e etc. Esse padrão será criado por você.

Na primeira vez que você estiver criando as pastas realmente será um pouco chato, mas podemos garantir que após feito isso se tornará uma rotina e seu fluxo de trabalho será muito melhor.

 

Gostou? Deixe nos comentários como você costuma se organizar. Conheça os planos de imagens e créditos da Fotolia Adobe e encontre inspiração para seus projetos!