Aprenda como ter uma abordagem mais criativa para fotos de banco de imagens

2 de outubro de 2017

Por Alana Santos

Por mais incrível (e triste) que pareça as imagens stock geralmente recebem uma má reputação, devido a alguns banco de imagens que acabaram desgastando os recursos visuais. Mas uma nova geração de fotógrafos de banco de imagens têm dado às empresas acesso a fotos mais autênticas e mais atraentes do que nunca, sendo tão boas quanto se o cliente tivesse contratado um fotógrafo para um único ensaio.

O problema é que muitos designers utilizavam a mesma imagem para 15 clientes diferentes, mudando apenas os textos e posicionamentos. Em parceria com a Fotolia, separamos algumas dicas de fotógrafos para criar projetos de destaque usando esse tipo de imagens.

A imagem é uma parte essencial do conteúdo da marca, pois é ela quem comunica visualmente as histórias que atraem o público. Para a maioria das organizações, o acesso a imagens de qualidade, como fotografias, vem na forma de banco de imagens.

Um banco de imagens estereotipado é excessivamente artificial e sem emoções. No entanto, uma nova geração de fotógrafos de banco de imagens está contribuindo com fotos mais autênticas e atraentes, saindo da famosa foto de dentista com uma mulher sorrindo com os dentes perfeitos. Eles estão criando imagens poderosas que cativam o público e compartilham mensagens distintas.

Quando chega a hora das empresas usarem esse tipo de material criativamente, quem melhor para dar conselhos do que as pessoas que primeiro trouxeram a foto à vida não é mesmo? Com isso a Fotolia entrevistou três dos fotógrafos de banco de imagens mais inovadores do negócio, confira as dicas que eles deram para criar projetos de destaque a partir de fotografias prontas:

 

Equilibre ideias entre mensagem e imagem

Ryan Longnecker, é um fotógrafo de paisagem ao ar livre e de viagens de Los Angeles, ele sugere que os designers selecionem imagens abstratas para acompanhar as mensagens literais na reprodução e vice-versa.

“Quando você tem uma imagem óbvia e a combina com um ponto forte e claro, os dois elementos ou não combinam e conflitam, ou combinam muito bem e competem”, diz ele.

Existe um equilíbrio delicado entre a imagem de um projeto e sua mensagem. Tente combinar imagens mais abstratas com mensagens literais e imagens literais com mensagens abstratas.

“Quando uma imagem é bastante literal e está acompanhada com uma mensagem que é um pouco mais abstrata ou emocional, ela permite que o observador se fixe em algo”, diz Ryan.

 

Faça experiências com reenquadramento e extensão

Jacob Lund, um fotógrafo de banco de imagens estabelecido em Copenhague. De acordo com ele embora não seja um conceito novo ou emocionante, o reenquadre é uma ferramenta incrivelmente simples e eficaz. Com esse simples toque você consegue realmente mudar a aparência e a impressão de uma imagem.

Os designers estão acostumados a reenquadrar as imagens para ficarem menores e obter o tamanho e foco que eles precisam para os seus layouts, mas estender uma imagem pode ser igualmente eficaz. Ao invés de reenquadrar uma imagem para ficar mais justa elas podem se estendidas deixando mais larga ou alta e criar digitalmente a parte que falta da imagem.

“Com ferramentas como o Content Aware Crop do Photoshop, você não precisa mais ser um gênio de edição para estender as fotos de forma criativa, se o trabalho é mais avançado, geralmente fazemos uma mistura de clonagem e prolongamento de partes existentes da imagem”, diz Jacob.

 

Torne suas as imagens de banco de imagens

Felix Rachor, um fotógrafo de moda, beleza e celebridades estabelecido em Berlim. As imagens de banco de imagens são mais poderosas quando usadas como base para um projeto de design. Em vez de baixar, arrastar e soltar, os fotógrafos sugerem que os designers combinem recursos múltiplos do banco de imagens para criar artes novas.

“Eu realmente recomendo trabalhar com métodos clássicos, como cortar as fotos em pedaços, fundir diferentes fotos e estruturas, e brincar com cores, gráficos e tipografia para encontrar novas e belas maneiras de apresentar a imagem”, diz Felix.

Quando os designers pegam uma imagem de banco de imagens e a modificam para algo novo, eles dão às empresas a oportunidade de compartilhar seu ponto de vista único com os outros, alinhar de forma mais eficaz a imagem de banco de imagens com sua marca e garantir que elas nunca terão a mesma imagem que um concorrente.

 

O poder do banco de imagens

Os dias em que as imagens de banco de imagens eram sem graça e triviais ficaram para trás. Com fotógrafos criando cada dia mais e mais fotografias únicas, o banco de imagens oferece uma oportunidade para que os designers tenham fácil acesso a uma riqueza de imagens extraordinárias. Com as ferramentas certas e um toque criativo, os designers podem tornar seus esses recursos. Uma imagem do banco de imagens pode ser a base para projetos de negócios impactantes e bem-sucedidos.

 

Gostou? Deixe nos comentários como você faz para trazer mais criatividade aos seus projetos.