Amazon compra MGM por $8.45 bilhões

Por Alana Santos

A Amazon fechou um acordo para adquirir a empresa de cinema e TV MGM por US $ 8,45 bilhões. Essa é uma aquisição significativa para a gigante do comércio eletrônico e significa que ela terá uma biblioteca de conteúdo com cerca de 4.000 filmes e 17.000 horas de TV.

A aquisição provavelmente ajudará a Amazon a atrair ainda mais assinantes Prime, já que seu serviço Prime Video concorre com empresas como Netflix e Disney Plus.

A MGM é talvez o mais notável por ser o estúdio de Hollywood por trás das franquias de James Bond e Rocky, mas sua biblioteca abrange muitos mais indo desde filmes clássicos até a programas de TV modernos como The Handmaid’s Tale e Vikings.

A biblioteca do MGM também inclui programas de TV como The Voice e Shark Tank. A Amazon afirma que a aquisição “proporcionará aos clientes maior acesso aos trabalhos da MGM e capacitará” o estúdio a continuar sua “ótima narrativa“.

O negócio de mídia da Amazon até agora tem sido uma parte relativamente pequena, embora ainda gaste bilhões em conteúdo a cada ano. Uma parte substancial dos assinantes Prime faz uso do streaming gratuito da Prime Vídeo incluso.

As ações da Amazon subiram cerca de 0,5% no início do pregão em Nova York. A proliferação de serviços de streaming, incluindo novidades como HBO Max e Disney +, pressionou a Amazon a adquirir mais programas. Além disso, com rivais de varejo lançando lojas online mais sofisticadas, a Amazon deve trabalhar ainda mais para manter fiéis seus 200 milhões de assinantes Prime.

A venda da MGM ocorre durante um período de consolidação de Hollywood, enquanto as empresas tentam aumentar suas bibliotecas de conteúdo para competir com a Netflix e a Disney.

A AT&T recentemente desmembrou seu negócio de mídia WarnerMedia para fundi-lo com a empresa de TV Discovery, criando a segunda maior empresa de mídia do mundo em receita fora a Disney. Ambas as empresas têm seus próprios serviços de streaming (HBO Max e Discovery Plus), aumentando a possibilidade de serem combinados em um único serviço.

  •  
  •  
  •  
  •