Escrito por


Todo social media sabe que tão importante quanto saber se comunicar na hora de fechar um negócio é preciso entender como entregar os resultados ao seus clientes depois.

Em parceria com o Reportei, separamos algumas dicas de como você pode apresentar os resultados alcançados e aumentar as chances de desenvolver um novo projeto com seu cliente no futuro.

Antes e depois

É de extrema importância demonstrar como seu cliente era antes do seu serviço e como ficou depois.

Isso irá impactá-lo e mostrar que você fez sim diferença no resultado final, além de demonstrar todas as melhorias que foram realizadas. Se o seu objetivo é um fee mensal essa abordagem também irá criar uma certa expectativa no cliente, uma vez que você irá instiga-lo a pensar: “Se isso foi desenvolvido até aqui, imagine só onde podemos chegar trabalhando com esse profissional por mais tempo”.

 

Resultados com e sem os seus serviços

Outro ponto que pode ser ressaltado é a diferença nos resultados alcançados tendo você como profissional. Como por exemplo, você estava responsável por cuidar das mídias sociais do seu cliente, ou final vale a pena separar um tempo para apresentar qual seria o resultado dele antes (tendo como base o desempenho anterior) e qual foi o objetivo alcançado.

Essa comparação mostra que a marca por si só não iria ter um crescimento tão elevado naquele prazo de tempo e que os seus conhecimentos agregaram valor para a melhoria do posicionamento da mesma.

 

Invista em relatórios

Como já dissemos em uma postagem anterior, para um profissional (principalmente o social media), o maior pesadelo é na hora de verificar métricas e analisar os resultados para passar aos clientes.

Os relatórios são a melhor maneira de expor isso de maneira clara na hora de apresentar o que foi alcançado, porém algumas vezes eles são extremamente trabalhosos de se fazer. Por isso existem algumas ferramentas que podem te auxiliar, como é o caso do Reportei, no qual você realiza um cadastro, conecta as redes sociais que deseja analisar e os relatórios são gerados em segundos para que você possa apresenta-los ao seu cliente.

 

Mas por que tudo isso é importante?

Se você é social media então provavelmente já conhece os benefícios do marketing digital, porém seu cliente talvez não tenha plena consciência disso e é sua tarefa demonstrar para ele através dos seus trabalhos e resultados.

Mostre para eles o quão importante é essa interação que ocorre nas redes sociais e o quanto isso fortalecerá a marca. Dessa maneira você irá fidelizar o cliente e mesmo que ele não feche um projeto com você, é muito provável que te recomende a outras empresas.

 
Gostou? Você sabia que era tão importante apresentar os resultados da maneira correta? Deixe nos comentários o que achou dessas dicas e se você conhece alguma outra. Caso queira mais informações de como apresentar os resultados vocês podem acessar o site do Reportei ou a página deles no Facebook, dentro do site deles também possível fazer um cadastro gratuito de teste para gerar relatórios das mídias sociais que você cuida.