Uber distribui kits de higiene com Álcool Gel

Por Alana Santos

As ciclofaixas de lazer de São Paulo reabriram, mas o espaço a céu aberto não justifica abrir mão das medidas preventivas contra a COVID-19.

Além das máscaras e do distanciamento social, que continuam sendo fundamentais para mitigar os riscos de contaminação, a Uber inicia neste domingo (27 de setembro) mais uma ação de viés preventivo, com a distribuição de kits de desinfecção com Lysoform Álcool Gel para os ciclistas. 

Serão promotores equipados com máscaras, luvas e face shield distribuídos ao longo de trechos da ciclofaixa das 7h às 16h para fazer a distribuição de 8 mil unidades de Lysoform Álcool Gel.

Todas as sacolinhas que embalam os kits também serão previamente higienizadas utilizando o desinfetante líquido de Lysoform. A iniciativa será repetida nos domingos seguintes, até o dia 11 de outubro.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Uber e a SC Johnson, que inclui a distribuição do desinfetante Lysoform para motoristas e entregadores parceiros nos 10 Centros de Higienização já abertos pela empresa de aplicativos no País (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). 100 mil kits compostos de uma unidade de Lysoform Líquido e três unidades de Lysoform Álcool Gel serão distribuídos nesses centros.

Os centros permitem que em um único local os parceiros façam limpeza dos veículos e das mochilas de entrega usando um material que é aplicado também na limpeza de UTIs, retirem seus kits com itens de proteção e higiene (máscara, álcool em gel e desinfetante) e instalem divisórias de PET para proteção adicional nos carros. Todos os kits distribuídos aos parceiros também receberão a partir de agora produtos Lysoform. 

Os motoristas e entregadores parceiros receberão ainda uma cartilha de cuidados com o veículo e com a mochila de entrega em formato de infográfico, instruindo sobre os protocolos de higienização, como por exemplo a forma correta de fazer a aplicação do desinfetante. Para os motoristas, por exemplo, a cartilha traz os principais pontos de contato dentro do veículo que devem ser higienizados, incluindo cinto de segurança, maçanetas, botão ou maçaneta da janela e encosto de braço, entre outros.

Além disso, antes de começarem a dirigir ou fazer entregas, motoristas e entregadores parceiros deverão preencher uma Checagem de Saúde e Segurança informando que estão usando máscara, higienizaram as mãos, o carro e equipamento de entregas com produtos Lysoform.

Segurança é prioridade para a Uber e, desde o início da pandemia a empresa tem adotado uma série de medidas para proteger nossos parceiros, usuários e toda a comunidade“, explica Luciana Ceccato, Diretora de Marketing da Uber para o Brasil. “A parceria com uma marca que é referência em e desinfecção, como a Lysoform, é um reforço desse compromisso de utilizar o melhor que temos à disposição nesses esforços para manter todos em segurança“.

Ações já anunciadas – A medida é mais uma adotada pelas empresas na prevenção à COVID-19. 

A Uber já tinha anunciado a criação de ferramentas para usuários e motoristas confirmarem se adotaram as medidas de higiene antes de iniciar uma viagem – inclusive o uso obrigatório de proteção facial para motoristas e usuários durante as viagens – e o reconhecimento facial do uso de máscaras para ambos. 

Desde o começo da crise, a Uber mantém um fundo de R$ 50 milhões para apoiar a comunidade, motoristas da Uber e entregadores do Uber Eats em qualquer lugar do país. A maior parte é dedicada a oferecer uma ajuda financeira aos parceiros que precisam parar de trabalhar por recomendação médica.

O mesmo fundo também financiou o reembolso por gastos com álcool em gel e com máscaras – mais de cem mil motoristas e entregadores já compraram itens de limpeza com recursos oferecidos pela Uber.

Os parceiros também têm a opção de utilizar o serviço de orientação médica online do Hospital Israelita Albert Einstein, chamado de Einstein Conecta, pelo pacote Vale Saúde Sempre, que passou a ser oferecido em março pela Uber a todos os parceiros do Brasil, e que inclui também descontos em consultas, exames e compra de medicamentos. 

Saiba aqui o que mais a Uber fez até agora para apoiar cidades, parceiros e comunidades durante a pandemia.