circle-loader
Escrito por
3860

Os softwares mais conhecidos no mundo da criação podem ser um pouco caros e acabar dificultando a vida de designers iniciantes.

Apesar de ser o sonho de consumo da maioria desses profissionais, a verdade é que todos precisam começar de algum lugar, então não é incomum buscar alternativas de baixo custo.

Para te ajudar nessa missão separamos uma lista com alguns substitutos gratuitos de softwares de edição, que apesar de não serem idênticos, são extremamente parecidos em inúmeras funções. Confira:

Photoshop x GIMP

O GIMP é uma alternativa gratuita muito popular para as ferramentas de edição e composição de imagens do Photoshop, que permitem manipular fotos, produzir elementos de design gráfico e criar obras do zero.

Lightroom x digiKam

Se você está procurando por um pragana de organização e otimização de imagens semelhante ao Lightroom, o digiKam é solução ideal. O programa completo de gerenciamento de fotos incluí um amplo conjunto de ferramentas para importar, gerenciar, editar e compartilhar fotos e arquivos.

Illustrator x Inkscape

Para um editor de gráficos vetoriais, o Inkscape é considerado o mais semelhante do Adobe Illustrator ou Corel Draw. O que há de mais diferente nesse programa é que ele usa o Scalable Vector Graphics (SVG) como formato nativo.

InDesign x Scribus

O Scribus é um software de editoração que inclui recursos de publicação profissional, além de ferramentas de desenho vetorial, emulação de daltonismo e suporte a vários tipos de arquivos por meio de filtros de importação ou exportação.

Premiere Pro x DaVinci Resolve

Se você precisa de um editor de vídeo como o Premiere Pro, o DaVinci Resolve pode dar conta do recado. Existe uma versão gratuita e paga, mas a gratuita é realmente poderosa e consegue dar conta do recado.

After Effects x Fusion

O Fusion não é somente um ótimo substituto para o After Effects, mas também é a ferramenta de efeitos visuais e motion graphics escolhida para grandes produções de Hollywood como Vingadores, Malévola, Jogos Vorazes, Thor, Doutor Estranho e Guardiões da Galáxia.

Assim como o DaVinci Resolve, ele possuí tanto a versão gratuita quanto a paga.