Personagem que marcou gerações no Brasil, Mr Bean, completa 30 anos

Por Alana Santos

Há 30 anos, o mundo conhecia pela primeira vez Mr Bean©, personagem criado pelo ator inglês Rowan Atkinson, um homem adulto com trejeitos infantis, passando pelas mais diversas situações ao lado de seu melhor amigo Teddy e seu inesquecível MINI carro.

Formato representado globalmente pela Endemol Shine Group, e licenciado no país pela Endemol Shine Brasil, Mr. Bean© já alcançou mais de 190 territórios, marcando gerações e sendo protagonista de produtos e experiências para fãs. O Brasil é um dos mercados que mais consome a marca no mundo todo, tendo atualmente mais de 18 milhões de visualizações mensais em seu canal de Youtube oficial.

Mr. Bean conquistou o Brasil. Até hoje nós somos um dos territórios mais fanáticos pela marca, sendo o país que mais assiste aos conteúdos na América do Sul. Somente no Youtube, os brasileiros representam o 6º maior público do canal, com mais de 18 milhões de visualizações mensais, e já estamos em 2º lugar da quantidade de fãs no Facebook. É uma marca atemporal, que ultrapassou gerações. A família toda ama e se diverte assistindo junto.“, explica Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil.

A primeira aparição do personagem aconteceu em 1º de janeiro de 1990, em um especial da ITV, onde a então inédita figura engraçada, vivida pelo ator Rowan Atkinson, alcançou mais de 18 milhões de pessoas – um hit na época que levou Mr. Bean© a ter um programa de televisão próprio logo em seguida, com esquetes de humor protagonizadas pelo mesmo. No Brasil, a série de live action de Mr. Bean© foi licenciada pela primeira vez em março de 1994 pela Globosat. Logo em seguida, a TV Globo e a TV Bandeirantes também se interessaram pelo programa, exibindo em sua programação. Nos anos 2007, a Band também adquiriu a série de desenho animado do Mr. Bean. Atualmente a série de desenho animado de Mr. Bean© é licenciada pela Turner, exibida no canal pago Boomerang.

O sucesso do icônico personagem também está em seus jogos de dispositivos móveis como Mr Bean Special Delivery, e Mr Bean Around the World, que já atingiram mais de 58 milhões de downloads nos últimos seis anos. Além das séries, Mr. Bean© também foi bem sucedida com o lançamento dos filmes Bean – The Ultimate Disaster Movie (PolyGram) em 22 de agosto de 1997, e As Férias de Mr Bean (Universal Pictures) em 6 de abril de 2007, atingindo mais de U$ 6.8 milhões em bilheteria no país.

E não é somente em projetos audiovisuais que a marca investe, entre os produtos licenciados podem ser encontrados cadernos, brinquedos como o famoso carro MINI e o ursinho Teddy, moedas comemorativas, cards ilustrados, copos e muito mais.

A presença da marca Mr Bean© na internet também surpreende, com mais de 137 milhões de inscritos nas quatro maiores redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram e TikTok), adquirindo a cada dia, nova audiência. No Youtube, 30 milhões de inscritos somam mais de 11 bilhões de visualizações; no Facebook, são 98 milhões de seguidores; o Instagram conta com 7.2 milhões de seguidores e o TikTok tem 1.8 milhões de seguidores.

O sucesso do personagem não para por aí, em junho deste ano, a animação do Mr Bean foi um dos meios que a OMS (Organização Mundial da Saúde) encontrou para conscientizar a população sobre a pandemia do COVID-19. O vídeo especial criado pela Tiger Aspect Productions, parte da Endemol Shine Group, é dublado por Rowan Atkinson, ator que criou o divertido Mr. Bean quando estava na universidade de Oxford, ao lado do cineasta e defensor das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) Richard Curtis.