Nova data do Enem é definida e será aplicado em janeiro de 2021

Por Alana Santos

Depois de ter sido adiado devido a pandemia do novo coronavírus, o Enem 2020 acaba de ganhar uma nova data e deverá ser aplicado em janeiro e fevereiro de 2021.

As datas definidas até o momento foram 17 e 24 de janeiro para a prova física e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a prova digital. Os resultados da prova sairão em 29 de março de 2021.

A definição da data aconteceu duas semanas depois da pesquisa realizada com os inscritos. Apesar da maioria dizer que preferia que a prova acontecesse em março, as necessidade de ajuste do calendário com as universidades do país forçou a antecipação do exame.

A edição 2020 do Enem tem 5,8 milhões de inscritos. Segundo o Inep, o total marca um aumento de 13,5% em relação ao ano passado.

O Instituto credita a ampliação dos participantes a fatores como a modalidade digital, extensão do período de pagamento e gratuidade automática. A modalidade sem custo foi utilizada por 83% dos inscritos.

O Enem é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil. A nota é usada pelo Sistema de Seleção Unificada, para faculdade federais. Para as universidades privadas, o exame é utilizado no Programa Universidade para Todos que oferta bolsas, e no Programa de Financiamento Estudantil que ajuda o estudante a arcar com as mensalidades.