circle-loader
Escrito por
179

Um fotógrafo de Montana, Sean R. Heavey, está processando a Netflix por infringir seus direitos de copyright. A imagem em questão é uma das mais icônicas da série Netflix, a famosa tempestade.

O fotógrafo iniciou seu processo contra a Netflix em Maio deste ano, depois de descobrir que partes de sua fotografia foram utilizadas nas artes conceito da famosa série Stranger Things.

Aparentemente as nuvens foram extraídas de uma das fotografias que Sean tirou em 2010, chamada de “The Mothership”.

Comparando as duas imagens é realmente visível que as nuvens são extremamente parecidas, confira:

De acordo com Heavey, foi muito complicado conseguir essa foto, ele teve que ir atrás da tempestade durante horas e percorreu uma grande distância até encontrar o local perfeito. O resultado final em si foi feito através de 4 fotografias que foram sobrepostas para dar este efeito. A imagem está registrada no United States Copyright Office desde 2010. Apesar das provas a Netflix continua afirmando que ele não conseguirá ganhar esse caso.

A única semelhança que existe entre nossa arte e a fotografia do senhor Heavey é a formação parecida das nuvens“, afirmou a Netflix. “A lei sobre Copyright não proteje objetos parecidos da natureza”, completou.

Além disso a Netflix acredita que não infringiu nenhuma lei, pois após as mudanças as imagens não são virtualmente idênticas. Antes de iniciar um processo o fotógrafo tentou contato diretamente com a empresa que se negou a retirar a imagem então ele decidiu recorrer ao sistema legal.

Neste link você pode conferir o processo completo que foi aberto. Os advogados afirmam que a ideia é previnir que a Netflix continue utilizando a fotografia sem permissão e que seja pago os direitos de imagem, além de outros danos.

Essa não seria a primeira imagem que a empresa “roubou”, o profissional alega também que as imagens de VHS utilizadas para promover a série também são de autoria dele e que foram utilizadas sem permissão.


E você? Acredita que as imagens realmente foram roubadas do fotógrafo ou concordam com a resposta da Netflix?