circle-loader
Escrito por
3692

A última vez que os ícones do pacote Office foram atualizado foi em 2013 e desde então muita coisa mudou, incluindo o modo como as pessoas os utilizam.

O Office passou a ser usado cada vez mais em diferentes plataformas e dispositivos, ficando muito mais distrativos e conectados. Para se manter no mercado, a empresa decidiu se posicionar como uma suíte colaborativa que permite que os trabalhos sejam feitos em conjunto em tempo real a partir de praticamente qualquer dispositivo.

Para refletir esse novo posicionamento, a Microsoft lançou essa semana novos ícones do Office para refletir essas alterações nos produtos. A ideia é o que o novo Design fosse mais futurista, porém sem abandonar suas raízes.

As cores fortes sempre estiveram presentes na marca e os novos ícones permitiram evoluir essa paleta. A cor diferencia aplicativos e cria personalidade e, para os novos ícones, foram escolhidos tons mais ousados, claros e amigáveis.

Também foram usados os princípios do gestalt para enfatizar as principais mudanças nos produtos. Simplicidade e harmonia são elementos visuais essenciais que refletem a conectividade e a intuitividade contínua dos aplicativos do Office. Embora cada ícone tenha um símbolo único e identificável, há conexões no símbolo de cada aplicativo e no conjunto coletivo.

A ideia era incluir as cinco gerações do Office, usando uma linguagem visual que lembrasse emocionalmente essas gerações e funcionasse nas diversas plataformas e dispositivos. A solução de design encontrada foi dissociar a letra e o símbolo nos ícones, criando essencialmente dois painéis (um para a letra e outro para o símbolo) que podem se emparelhar ou separar, permitindo manter a familiaridade do aplicativo.

Separá-los em dois painéis também adiciona profundidade, o que desperta oportunidades em contextos 3D. Para refletir a rotina agitada a formatação tradicional da ferramenta foi removida. Enquanto os ícones anteriores do Office tinham um esboço de documento para o Microsoft Word e um esboço de planilha para o Excel, agora mostramos linhas de texto para o Word e células individuais para o Excel.

Da mesma forma, a proporção das letras para os símbolos foi alterada. Tradicionalmente, a carta ocupava dois terços do ícone e o símbolo ocupava um terço. Agora a ideia é enfatizar o símbolo porque, embora a letra represente a própria ferramenta, o símbolo fala mais sobre as criações das pessoas.

Os novos ícones começarão a ser lançados nas plataformas nos próximos meses, começando com o celular e a web. Eles são o resultado de muitas iterações, pesquisas e testes e também fazem parte de um novo posicionamento da marca. Confira o vídeo de lançamento:

  • 2.1K
  •  
  •  
  •