MEC decide adiar o Enem 2020

Por Alana Santos

Depois de muitos pedidos, e polêmicas, o Ministério da Educação (MEC) decidiu por fim anunciar o adiamento to Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020).

Apesar do adiamento da provas, as inscrições não foram prorrogadas e se encerram às 23h59 desta sexta-feira, dia 22, então aqueles que desejarem realizar o exame devem obrigatoriamente se inscrever dentro deste prazo.

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Enem 2020, o Inep e o MEC decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, explica o comunicado oficial.

Uma das justificativas foi que depender apenas dos meios digitais para preparar os alunos apenas acentua as desigualdades entre os estudantes brasileiros, já que 40% dos jovens deste país não têm acesso à internet.

O exame será adiado de 30 a 60 dias, não havendo ainda uma nova data para as provas, que será definida através de uma enquete que deve acontecer agora em junho, por meio da página do participante.

Dependendo do cenário nos próximos meses é possível que até mesmo o inicio do ano letivo nas faculdades em 2021 seja alterado.