Hospedagem de site, escolha bem seu provedor

Por Alana Santos

A escolha de um provedor é a base para estabelecer seu site no ambiente online. Sem a hospedagem, seu site não poderia ser acessado na internet, pois ele precisa estar hospedado em algum servidor, para que então, seu ambiente online se materialize e se torne visível. Se você está aqui, pois está começando o processo de criação do seu negócio online, vai gostar de saber que tem plataformas de criação de site que oferecem o serviço de hospedagem grátis, assim como também oferecem sem custo, a própria criação do site.

Como identificar qual é a escolha ideal?

Assim que tiver concluído a construção de seu site, é hora de definir e tirar todas as dúvidas sobre a hospedagem que sustentará o seu negócio. E esse precisa ser um espaço seguro e confiável, por isso a importância e o cuidado na escolha do local para hospedar o seu site. Este espaço será o servidor que armazenará em segurança elementos do seu negócio, como imagens, vídeos e demais arquivos.

Explicando mais detalhadamente, seu site ficará hospedado em uma rede global de distribuição de conteúdo (em inglês, CDN – Content Delivery Network), composta por servidores seguros interconectados e localizados pelo mundo todo. Ao acessarem seu site, os visitantes são direcionados automaticamente para o servidor que estiver mais próximo de sua localidade, possibilitando que seu site carregue o mais rápido possível. Uma maneira positiva de iniciar a experiência do usuário!

Com o grande leque de opções no mercado, é normal ficar indeciso no momento de escolher a hospedagem ideal. É importante avaliar as diferenças entre os tipos de serviços, e definir qual pode prover uma experiência que te levará mais rapidamente ao seu objetivo. 

Para isso, listamos alguns pontos essenciais para se levar em consideração nessa decisão:

Disponibilidade (Uptime)

É preciso ter garantias de disponibilidade do serviço, para diminuir as chances de seu site ficar indisponível, o que seria extremamente prejudicial, principalmente no momento de visitas dos usuários. Portanto, uma dica é priorizar os provedores de hospedagem que oferecem uptime acima de 99%.

Armazenamento

O espaço de armazenamento que você vai precisar, dependerá do objetivo do seu site e do tamanho dos arquivos que você pretende hospedar nele. Ao escolher a empresa de hospedagem, certifique-se de que ela oferece o armazenamento que irá suprir suas necessidades. É importante também saber se a empresa pode te oferecer mais espaço, caso venha a ser necessário, para que você evite enfrentar a falta de memória.

Tráfego

Atente-se às informações relacionadas ao limite de tráfego mensal. Para evitar qualquer tipo de problema, e perder visibilidade no seu site, opte por empresas que garantam hospedagem ilimitada. Existem serviços de hospedagem que limitam o tráfego mensal. Ou seja, ao atingir a quantidade máxima de acessos, o servidor vai te cobrar um valor adicional por cada visita a mais, ou pode deixar de mostrar seu site na internet.

Velocidade de carregamento

Segundos e até mesmo milissegundos podem fazer uma diferença significativa no tempo de carregamento de uma página. Neste mundo ágil em que vivemos, bugs e lentidão na navegação de um site são convites tentadores para que os visitantes vão logo embora. Outro grande prejuízo, seria ficar fora das priorizações do Google. Os sites mais rápidos, ganham prioridade do buscador, que trabalha para oferecer a melhor experiência possível aos usuários.

Então, você já sabe: escolha um serviço de hospedagem de sites que ofereça uma boa velocidade de carregamento. 

Segurança dos dados

Além dos dados do seu negócio evidentemente precisarem de uma proteção de extrema confiança, o usuário também precisa de garantia para navegar com segurança em seu site. Para isso, é necessário que a infraestrutura e o acesso ao gerenciamento dos sites possuam configurações específicas.

Suporte aos clientes

Um bom e ágil suporte aos clientes pode ser determinante para uma rápida resolução de um problema que possa surgir e poderia deixar seu site fora do ar, por exemplo. Além disso, a eficiência no atendimento das questões dos clientes contribui para passar mais confiança aos usuários.

Sistema de gerenciamento de conteúdo

Certamente, você vai precisar de agilidade na hora de gerenciar o conteúdo do seu site, principalmente se produzir conteúdo regularmente fizer parte de sua estratégia. Sendo assim, ter um sistema intuitivo é de extrema importância, para manusear facilmente no dia a dia seus conteúdos, sejam eles em texto, imagens ou vídeos. Essa agilidade certamente vai auxiliar na performance de seu trabalho como um todo.

Conclusão

Um bom entendimento das necessidades do seu negócio é um fator importante na decisão do servidor de hospedagem de site que mais se adequa aos seus objetivos. Lembre-se de avaliar todos os detalhes possíveis relacionados ao que pretende alcançar no seu negócio e tem definido como estratégia. O tipo de hospedagem ideal para você vai depender da estrutura do seu site e do volume de tráfego que você espera receber. Muitas empresas já oferecem planos personalizados de acordo com as necessidades de cada segmento. Sabendo de tudo isso, agora é só ir atrás da opção que melhor te atenderá!