Equipes de e-Sportes no Brasil

Por Alana Santos

O Esports tornou-se muito famoso devido à sua dimensão e ao envolvimento da comunidade. Com o número de pessoas que vivem no Brasil, eles representam mais de um quarto da América Latina.

Com este número de pessoas, o potencial do mercado aumentou, e múltiplas pessoas como investidores, marcas e indústrias de entretenimento estão a começar a notar as pessoas daqui. Em 1990 e 2000, o Brasil mostrou interesse em tecnologia e jogos de azar, o que levou ao contrabando e à pirataria. Empresas como a Sony e a Microsoft impulsionaram o investimento para tornar os seus produtos disponíveis no Brasil, e os jogadores também se juntaram para tornar os jogos brasileiros acessíveis. 

O Brasil chamou a atenção de várias empresas de jogos móveis, tendo a Gera e os jogos Riot operações bem estabelecidas na área. Mas o crescimento dos jogos móveis não significa que os brasileiros tenham esquecido tudo sobre os outros jogos. Eles trabalham de mãos dadas para melhorar os jogos Esport e os outros jogos comummente jogados. Existem várias equipas de Esport, e pode pesquisar sobre elas em Esports.net

Algumas das equipas são;

MIBR 

MIBR significa Made in Brazil, e esta organização particular foi fundada em 2003, mas deixou de funcionar em 2012. Em 2018 regressaram a Esports mais fortes do que antes, tornando-se a melhor equipa de esports do Brasil. Como equipa, ganhou aproximadamente 2,2 milhões de dólares em vitórias, e 70% foi conseguido a partir do contra-ataque. Devido às suas muitas vitórias, a MIBR está a preparar-se para os campeonatos na Europa, aumentando o nível de competição do jogador. 

FURIA 

A FURIA é a segunda melhor equipa desportiva depois da MIBR e já ganhou mais de 1,4 milhões. Um dos seus maiores sucessos foi com CS: GO, onde 75% do total de prémios foi apanhado. Desde que esta equipa em particular ganhou várias competições, tornou-se uma das melhores equipas desportivas do Brasil. A equipa teve sucesso no Dota 2, Fortnite, Liga das Lendas, PUBG e Volant. Além disso, esta equipa tem uma equipa feminina e académica, o que a torna um pouco diferente das outras. 

jogos paiN 

Esta equipa em particular fez a sua melhor vitória com o Dota 2, onde conseguiu obter mais de 700.000 USD durante um curto período. Hoje, a PaiN conseguiu obter 1,2 milhões de dólares em ganhos, o que a torna uma das melhores equipas de esports. Esta equipa tem um nome no Brasil, uma vez que foi capaz de ganhar várias competições desafiantes. Em breve a equipa terá uma oportunidade de competir no continente norte-americano. 

INTZ esports 

Esta equipa tem o maior número de verticais cobertas, e os 756.000 dólares em ganhos passam por vários desportos como as estrelas de Brawl, o choque de clãs, o arco-íris seis e a Liga das lendas. Uma vez que esta equipa em particular é a maior da Liga das Lendas, é sempre obrigada a estar atenta. Em 2009, a INTZ esports foi escolhida pelo Esport BAR como uma das oito melhores organizações desportivas do mundo. 

Equipa oNe

Esta equipa ganhou 690.000 dólares da plataforma Rainbow six, onde a organização ganhou o sexto maior prémio do México em 2021. Os outros jogos do catálogo desta equipa são Liga das Lendas e Valorant. 

SG esports

O SG esport foi considerado uma das melhores equipas Dota 2 do Brasil, mas em 2018, fez uma pausa e regressou em 2021 na América do Sul.  O evento mais recente em que a equipa competiu foi o OGA Dota PIT Invitational. 

Conclusão

O desporto tornou-se um factor enorme não só no Brasil, mas também em todo o mundo. No Brasil, o desporto está a crescer e a tornar-se famoso, uma vez que a maioria das pessoas prefere os jogos móveis às arenas físicas. No entanto, os outros jogos antigos ainda são amados por algumas pessoas e ainda estão a ser investigados.