Cores que podem te render um processo caso você use alguma delas

Por Alana Santos

Quem nunca viu uma cor em alguma marca famosa e achou ela tão atraentes que precisava incorporá-la em algum dos seus projetos? Mas o que poucos imaginam é que esse uso inocente de cores pode render um processo dos grandes!

Geralmente as pessoas acreditam que as marcas registram somente seus nomes e logos, de modo que somente eles não podem ser copiados. Porém em alguns casos as empresas registram também suas cores que fazem parte da identidade visual como um todo e utilizá-las sem a permissão pode causar problemas.

Algumas empresas desavisadas foram pegas em flagrante por usar cores que já foram registradas. Para ajudá-lo, separamos uma lista com algumas cores que é melhor manter distância na hora de fazer seus jobs.

1 – Rosa Pink da Barbie


O famoso rosa pink da Barbie é registrado em mais de 100 categorias diferentes pela Mattel. Quando a MCA utilizou a cor na capa do CD que continha a música “Barbie Girl” a empresa recebeu um processo por parte da marca por estar utilizando sua cor patenteada.

 

2 – Azul Tiffany

O azul Tiffany é famoso por sua aplicação em decorações de casa e festas de casamento, considerado uma cor de luxo e extremamente rica, que acaba combinando com quase tudo. A cor foi patenteada em 1998 e utilizá-la de maneira indevida por ser uma grande dor de cabeça.

 

3 – Roxo Cadbury


O roxo da Cadbury foi escolhido nos anos 80 em honra à Rainha Vitória e houve uma batalha judicial gigantesca entre a marca e a Nestle, que lançou uma linha de produtos utilizando a mesma cor.

 

4 – T-Mobile

A marca T-Mobile possuí um longo histórico de processos brigando pela magenta, sua cor registrada. Em 2014 eles ganharam a briga contra a AT&T que havia utilizado sua cor na criação e divulgação do Aio Wireless.

 

5 – Marrom UPS

A UPS vem utilizando o mesmo tom de marrom desde 1916 e é considerada o modelo perfeito do luxo.

 

6 – Verde e amarelo John Deere

A John Deere ganhou todos os direitos em cima do seu famoso esquema de cores em verde e amarelo, com isso nenhuma outra empresa de máquinas pode utilizar esses tons juntos ou separadamente.

 

7 – Laranja Universidade do Texas

A University of Texas ganhou a patente em cima da cor laranja Pantone #159. Em 2010 eles ganharam 2 processos contra aplicativos do iPhone e os mesmos precisaram ser retirados.

Gostou? Você sabia que era possível ser processado por uso de cores? Deixe nos comentários sua opinião.

  • 2.4K
  • 100
  •  
  •