Como um banco de imagens pode salvar o seu portfólio

Por Alana Santos

Não existe nada pior do que acessar um portfólio e ter que ficar apertando os olhos para enxergar detalhes dos trabalhos. Por mais que a técnica utilizada tenha sido a melhor, o resultado final sempre deixará a desejar se você não utilizar recursos de qualidade. Já dissemos algumas vezes aqui sobre qual a importância de um bom portfólio na hora de conseguir um job, porém desta vez separamos dicas de como um banco de imagens profissional, como a Fotolia, pode colocá-lo em outro nível.

A qualidade das imagens no trabalho

Na hora de executar o trabalho utilizar imagens de qualidade é de suma importância. Se você fazer o uso de recursos visuais que não possuam o mínimo de resolução esperado o projeto, por melhor executado que seja, irá perder todo o sentido.

Imagem/Reprodução: Fotolia

Imagine que você foi na melhor padaria do universo, ninguém sabe assar um pão como eles, porém na receita eles resolveram utilizar uma farinha que não era tão boa. Não importa a técnica ou a receita do padeiro, o pão nunca sairá tão bom quanto poderia ser, é a mesma coisa que acontece ao utilizar imagens em baixa.

A qualidade das imagens na apresentação

Outro problema que pode ocorrer é no decorrer de trabalho você utilizar somente o melhor, porém no momento da apresentação a qualidade faltar, seja nas imagens, vetores, ilustrações ou vídeos.

Imagem/Reprodução: Fotolia

Vamos pensar novamente no exemplo da padaria: dessa vez o padeiro utilizou sua técnica, juntamente com ingredientes de altíssima qualidade, mas na hora de expor os pães o mostruário estava todo quebrado e sujo, você compraria nesse estabelecimento?

É ai que entra os bancos de imagens como a Fotolia, com eles você sempre utilizará nos seus jobs recursos de alta qualidade aproveitando ao máximo suas expertises.

Imagens sem autorização

Quando se utiliza alguns portfólios online, como é caso do Behance, seu trabalho fica disponível para o mundo inteiro, então é importante seguir todas as regras para que ele seja bem aceito.

Imagine que você utilizou uma imagem encontrada aleatoriamente no seu job e colocou ele no seu portfólio, o dono dela (ou seja o produtor que possuí os direitos legais) encontra o seu projeto e como você está utilizando ela sem autorização ele solicita que você retire e ainda pode te processar por isso. Seria uma situação embaraçosa não é mesmo?

Imagem/Reprodução: Fotolia

Novamente é nesse ponto em que um banco de imagens, como por exemplo a Fotolia, se faz necessário. Ao utilizá-los você terá total direito sobre aquela foto e não correrá esse risco. Voltando ao exemplo acima, se o seu projeto for só um treino ou algo pessoal retirar ele não seria um problema, mas e se ele for um job de um cliente importante?

Como você explicará que aquele trabalho já concluído, entregue e pago, não poderá ser usado devido aos direitos da imagem? Seria uma situação bem mais complicada. Essas são algumas dicas de como utilizar um banco de imagens pode salvar o seu portfólio. Deixe nos comentários o que vocês acharam e se acrescentariam algo.