Aprenda como criar campanhas de sucesso utilizando um calendário sazonal

Por Fillipe Luis

Você certamente já notou como algumas promoções são atreladas a diversos eventos anuais e datas festivas. Dias das Mães e Páscoa, são bons exemplos, além da própria Black Friday criada pelo próprio varejo.

Para sua empresa ou seus clientes tirarem o maior proveito possível dessas épocas, é importante investir em marketing sazonal.

Marketing Sazonal nada mais do que realizar campanhas específicas ao decorrer do ano, aproveitando certo período para direcionar suas vendas baseado em datas importantes para o seu público.

Tais promoções aproveitam o clima no qual o público se encontra atualmente para promover determinados serviços e fixar sua marca a um serviço ou produto.

Gostou? Então confira 5 dicas para você aproveitar o máximo possível o ano de 2019.

1. Planejamento com antecedência

O planejamento é importante para que tudo de certo em suas campanhas. Algumas empresas começam a planejar suas ações de marketing com até meses de antecedência.

Mesmo que você não tenha todo esse tempo disponível, não espere uma data comemorativa para começar a desenvolver sua campanha. Nas semanas que antecedem o Natal, por exemplo, o ideal é que você já tenha seus anúncios sendo veiculados.

Caso contrário, sua ação não terá a mesma qualidade e pode não alcançar os resultados esperados.

Para saber as datas exatas para se trabalhar, você pode fazer o download gratuito de um calendário sazonal 2019.

Faça o download agora mesmo: packstock.com.br/calendario/sazonal

2. Não invista em todas as datas

Nem todo produto vende mais em determinada data comemorativa. De fato, boa parte do que é consumido se mantém estável durante esses períodos. Se a sua empresa vende, por exemplo, lâmpadas decorativas, não há muita razão em ter uma campanha de Páscoa ou dia dos namorados. O Natal, por outro lado, é o período perfeito para ampliar suas vendas.

Entenda como seu público funciona para aplicar o marketing sazonal.

3. Tenha em mãos um cronograma

A elaboração do cronograma faz parte também do planejamento, mas de forma pouco mais específica. O calendário geral da empresa ajuda a definir quais datas comemorativas receberão sua atenção, mas ainda é necessário desenvolver um cronograma mais detalhado para cada ação, estabelecendo seu início e fim, seus pontos-chave, quando certas ofertas serão exibidas e seus veículos.

Além disso, sua campanha sazonal também deve levar em conta o seu tempo de elaboração, criação de materiais, gravações, entre outras coisas. Quanto mais elaborado for seu planejamento, menos surpresas você terá durante esse período.

4. Faça parcerias

Fornecedores e distribuidores são excelentes opções de parceria. Com a cooperação deles, você consegue fechar mais vendas nesse mesmo período e fortalecer sua marca e o relacionamento com seus clientes.

Não perca tempo e planeje suas campanhas com base em um calendário sazonal 2019.