Adobe anuncia protótipo que identifica fotos manipuladas no Photoshop

Por Alana Santos

Quando vemos uma foto muito perfeita é comum que a primeira coisa que se passa em nossa cabeça é: com toda certeza ela tem Photoshop.

O grande problema disso é que cada vez mais as marcas e profissionais vem buscando algo mais natural e realista. Inclusive diversas revistas de moda (um dos segmentos mais conhecidos pelo uso do Photoshop) já mudaram seu posicionamento e estão utilizando fotos com nenhum, ou quase nada, de tratamento.

A Adobe demonstrou estar preocupada com seu software sendo sinônimo de montagem e ajustes visuais e por isso está desenvolvendo pesquisas que ajudem o público a identificar mais rápido o que é fake e o que é real.

A empresa divulgou hoje no seu blog oficial um novo estudo que ela vem conduzindo em conjunto com a Universidade de Berkeley, sobre uma inteligência artificial que automaticamente mostra se um rosto foi manipulado no Photoshop ou não. Confira um pouco sobre o funcionamento da ferramenta:

A ferramenta ainda está na fase inicial de desenvolvimento e por enquanto é apenas um protótipo concebido em cima da opção Face Aware Liquify do software, mas de acordo com a Adobe buscará não só distinguir imagens adulteradas das verdadeiras como desfazer o processo e restaurar o rosto ao seu visual original.

Apesar de todo dinheiro que está sendo investido, a Adobe declarou que por enquanto não tem intenções comerciais com estas pesquisas.