circle-loader
Escrito por
2474

O marketing feito nas redes sociais estimulam empresas e aumentam a exposição da marca para ampliar o alcance em relação ao público-alvo.

O objetivo é criar conteúdos engajados e atraentes o suficiente para que os usuários compartilhem em suas próprias linhas do tempo.

A demanda por profissionais capacitados para gerenciar e criar estratégias para social media, criou um mercado cheio de oportunidades para jovens estudantes de comunicação e até mesmo experientes publicitários, que buscam novos horizontes na área da comunicação.

Por isso é importante se manter informado e atualizado sobre como funciona esse setor e em qual das áreas deste segmento você gostaria de atuar. Confira:

1. Planner: é cada vez mais comum, até mesmo em agências mais enxutas, uma função específica focada unicamente em desenvolver estratégias, calendários e cronogramas para marcas e empresas. Claro que tudo isso baseado em muitos estudos e diferentes formas de pesquisa.

O planner é esse profissional, conectado 24h em tendências e responsável em distribuir o budget entre conteúdos orgânicos e pagos, levando em consideração o funcionamento da mente do seu público-alvo.

2. Analista: a redes sociais tornaram-se um mercado pay-to-play (tradução literal: “pague para jogar”). Em um passado breve tínhamos diversos cases de sucesso e estratégias para redes sociais que obtinham crescimento essencialmente orgânico, sendo hoje cada vez mais raros.

Por este motivo é fundamental que toda estratégia tenha um pilar forte de gerenciamento de anúncios, ligado muitas vezes a diferentes metas e  objetivos, como por exemplo: fidelizar um target, atrair prospects ou até mesmo converter em vendas de forma direta, tudo isso através das ferramentas hoje disponíveis para um profissionais desta categoria que vão do Google Adwords, Facebook Business até formatos menos tradicionais e estratégias de retargeting e remarketing.

3. Creator: nem mesmo a melhor das estratégias não irá gerar resultados caso o trabalho criativo não tiver consistência e qualidade. Essa área tem uma dinâmica alta entre diferentes formatos e meios de distribuição, sendo preciso de profissionais que estejam preparados para trabalhar com vídeos, gifs, imagens e textos.

Tudo isso a partir de demandas criadas pelo planner e planejamento, o que muitas vezes incita um desafio ainda maior por conta da pluralidade de inúmeros segmentos (restaurantes, lojas de material de construção, grandes industrias, etc).

4. Assessoria de imprensa: as mídias sociais consistem em um potencial enorme para alcançar grandes públicos. Portanto qualquer mensagem ou informação produzida para esses ambientes devem se atentar a possibilidade de atingir grandes proporções, podendo ser positivas ou negativos (ou até mesmos irreversíveis).

Um profissional responsável pela gestão da comunidade criada em torno das mídias sociais do cliente, precisa ser capaz de fazer a gestão de diferentes demandas e problemas.

Seja você um profissional que trabalha em alguma dessas áreas, planeje seu 2019 com um calendário gratuito. Encontre todas as datas comemorativas disponíveis para esse ano e crie conteúdos baseados nas estratégias sazonais de seus clientes.

Clique aqui para fazer o download desse material 100% gratuito.