Wikipedia apresenta novo design após 10 anos

Por Alana Santos

A Wikipedia revelou imagens do redesign de sua interface, incluindo novos recursos e layouts de página que visam acompanhar as expectativas dos usuários modernos da web e tornar suas páginas “mais acolhedoras”.

Pela primeira vez em dez anos, o layout padrão da Wikimedia está sendo retrabalhado para incorporar muitas adições feitas ao longo dos anos, mas de uma forma mais amigável.

Em nota no MediaWiki, a plataforma explica que “o web design, assim como as expectativas dos leitores e editores, evoluíram”.

Nossos objetivos são tornar os wikis da Wikimedia mais acolhedores e aumentar a utilidade entre os leitores e manter a utilidade para os editores existentes“, continua a declaração.

As mudanças incluem a reorganização dos links de navegação e interface, que estão organizados “ao acaso” no momento, incluindo mover a barra de pesquisa de seu posicionamento alinhado à direita menos óbvio para uma parte central do cabeçalho.

Também no cabeçalho, o logotipo e a marca nominativa aparecem em tamanho menor e proporções diferentes, desde um formato quadrado na barra lateral até um formato retangular com o logotipo alinhado com a marca nominativa. O cabeçalho também é fixo, permanecendo acessível enquanto você rola a página.

Há também uma nova barra lateral recolhível, tornando a página mais limpa e com menos texto para melhorar a legibilidade. Isso faz parte da missão da plataforma de organizar a interface, que diz “distrai os usuários de se concentrarem no que vieram”.

Mais novos recursos serão um menu suspenso alinhado com o título do artigo, que permitirá aos usuários alternar facilmente os idiomas com um clique na página; um menu suspenso do usuário mais claro, um índice para navegar melhor pelos artigos e uma função de pesquisa aprimorada.

A equipe estará implementando melhorias nos próximos anos começando em 2021.