WhatsApp anuncia novas regras de envio para evitar fake news

Por Alana Santos

O WhatsApp anunciou hoje, dia 07, diversas novas atualizações para tentar minimizar a propagação de fake news.

Uma das maiores mudanças é o compartilhamento de mensagens para outros grupos, que a partir de agora, será limitado envio para um chat por vez quando a mensagem for compartilhada mais que cinco vezes e será necessário identificá-las com o sinal de duas setas duplas.

A razão das alterações é os efeitos da pandemia do novo Coronavírusa que causou um aumento significativo no número de mensagens trocadas na plataforma e que, embora estas sejam em sua maioria inocentes, elas tem ajudado a aumentar a proliferação de informações falsas.

Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, comenta a companhia em comunicado oficial.

O aplicativo é o único do gênero a estabelecer um limite para o compartilhamento massivo de mensagens, além de trabalhar juntamente com ONGs e governos, incluindo a Organização Mundial da Saúde, para ajudar a levar informações verídicas à população.

Outra mudança é o novo recurso de lupa ao lado das mensagens que são muito encaminhadas, assim ao clicar nela é possível fazer uma pesquisa rápida na internet sobre a veracidade do conteúdo compartilhado. Essa funcionalidade ainda está em teste e liberada para apenas alguns usuários.

Mais informações podem ser encontradas na postagem oficial no blog da empresa.