Wacom realiza Festival online com artistas digitais e influenciadores

Por Alana Santos

Com grandes mentores nacionais e internacionais, o Wacom Academy, um dos maiores festivais de design, arte e fotografia da América Latina, será realizado entre os dias 2 e 5 setembro de 2020.

Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, o formato do evento será totalmente digital e gratuito. Só a lista de brasileiros confirmados no evento contempla artistas renomados de diversas áreas. Conheça abaixo os nomes de quem estará presente no festival.

Alex Oliver é escultor com mais de 20 anos de experiência em ensino. Trabalhou para empresas como Blizzard Entertainment, onde atuou no departamento de Cinematic em títulos como Diablo 3, World of Warcraft, entre outros.

Além disso, já ministrou workshops em vários países e empresas renomadas como Riot Games e Globo. Alex tem como ideia para essa imersão apresentar um conteúdo abrangente sobre o processo técnico e criativo de um artista.

Desde o desenho em seu pensamento estrutural e volumétrico para, na sequência, iniciar a modelagem em plastilina de um busto realista em escala natural passando por todas as etapas, da estrutura aos detalhes de pele e pelos. Estará ao vivo na quinta-feira, 3 de setembro, às 14h.

Alex Senna é um artista urbano com experiências globais. Já criou murais e realizou exposições no Brasil e em outros países, como Alemanha, Coreia do Sul, Estado Unidos, Peru, Equador, França, Dubai, Holanda, Inglaterra, Itália, Rússia, Dinamarca, entre outros.

Durante o festival, Alex irá demonstrar o processo criativo, desde o rascunho para murais, livros ou outros formatos. Tudo o que o artista já fez, usando uma Wacom simples, mas que faz tudo o que ele precisa. Estará ao vivo no sábado, 5 de setembro, às 16h.

Bianca Nazari é uma ilustradora freelancer e youtuber brasileira, residente em São Paulo. Trabalha com publicidade, editorial e trabalhos que envolvem comunicação. Em 2019 foi convidada, com outros 3 artistas, a ir para a Alemanha participar da CCXP Cologne a convite da Faber-Castell.

Além disso, já realizou trabalhos para a Faber-Castell, Wacom, Banco Itaú, entre outros. É host do Topia, evento artístico sediado em Curitiba. Durante o Wacom Academy, Bianca vai demonstrar como costuma fazer uma tirinha em formato digital para as redes sociais, além de realizar experiências VIP com os participantes selecionados para análise de portfólio. Estará ao vivo na quarta-feira, 2 de setembro, às 17h.

Gilmar Silva, cearense, consegue resultados incríveis de fotografia a partir de capturas em lugares inimagináveis e poucos prováveis ao senso comum. Além disso, produz conteúdos gratuitos por meio de mídias sociais, com objetivo estimular a criatividade do público. E ainda desenvolve cursos on-lines de fotografia, com abordagens criativas, conteúdos práticos e metodologias inovadoras.

Dessa vez, Gilmar irá apresentar um conteúdo especial de edição no Photoshop, mostrando o passo a passo para caracterizar suas fotografias em verdadeiras obras de artes.

Este segmento artístico tem ganhado cada vez mais visibilidade, reconhecimento e adesão de admiradores das artes, profissionais de fotografia, e possíveis clientes, fortalecendo-se como uma grande oportunidade de negócio no mercado atual. Estará ao vivo na sexta-feira, 4 de setembro, às 18h.

Guilherme Bandeira é carioca, divertido e dono de um humor sarcástico que caracteriza todas as suas tirinhas. Começou sua carreira como ilustrador e cartunista já aos 16 anos, colaborando com grandes veículos de circulação nacional como O Globo, Mundo Estranho e MAD. Eleito o melhor cartunista de 2017 – Troféu Angelo Agostini.

É autor das séries Objetos Inanimados Razão vs Emoção que, além do sucesso na web, contam com várias indicações ao Troféu HQMIX – o maior prêmio dos quadrinhos brasileiros. Nessa apresentação, Guilherme irá mostrar e dar dicas sobre o processo criativo para WebTiras. Estará ao vivo na sexta-feira, 4 de setembro, às 14h.

Igor Catto é o escultor digital de colecionáveis e jogos, e diretor de criação da Iron Studios BR. O artista irá apresentar uma demonstração de escultura digital, começando de um objeto simples como uma esfera até chegar em um rosto de um personagem heroico.

Também compartilhará técnicas usadas para o mercado de colecionáveis usando ferramentas, como o Zbrush, e dicas sobre o mercado de trabalho. Estará ao vivo na sexta-feira, 4 de setembro, às 16h.

Isadora Zeferino foi escolhida como uma das 100 maiores ilustradoras ao redor do mundo pela editora TASCHEN. É capaz de transmitir emoções únicas por meio de seus traços que combinam flores, cores e personagens.

Os elementos botânicos, longe de possuírem papel secundário em suas obras, formam parte essencial de sua linguagem artística que poderá ser apreciada nas suas redes sociais, em livros e em trabalhos para clientes como: Faber-Castell, Globosat, Melissa, entre outros. Isadora tem um curso no tema “Retrato Ilustrado com elementos Botânicos” na plataforma Domestika, e atualmente está trabalhando numa Graphic Novel que adapta Emma (de Jane Austen) para um cenário moderno com uma premissa LGBTQIAP+ com o Hachette Book Group (Editora Little, Brown & Co).

No Wacom Academy, Isadora irá falar sobre a versatilidade de elementos florais, como um elemento muito presente em ilustrações, cartões festivos, padrões de moda, campanhas publicitárias, entre outras peças de comunicação visual. Estará ao vivo na quinta-feira, 3 de setembro, às 16h.

Lila Cruz é uma ilustradora digital baiana, que atualmente reside em São Paulo. Já foi responsável pela ilustração de livros infantis e infanto-juvenis para autores independentes e editoras brasileiras, como Martin Claret e Melhoramentos. Além de produzir ilustrações para revistas e livros didáticos.

No evento, Lila também irá realizar experiências VIP com os participantes selecionados para análise de portfólios e feedbacks. Estará ao vivo na quarta-feira, 2 de setembro, às 14h.

Marcelo Kimura tem mais de 10 anos de experiência em design gráfico. Já trabalhou em diversas áreas do design, mas sua grande paixão sempre foi marcas. Em 2016, montou seu próprio estúdio de design que tem como missão fazer as pessoas olharem para as marcas dos clientes com a mesma paixão que o cliente possui pela empresa.

Premiado o A’Design Award e no Brasil Design Award. Marcelo tem como tema o empreendedorismo no design nesse Wacom Academy. Ele tem como objetivo mostrar a jornada de um designer freelancer até o empreendedorismo.

Utilizando suas próprias ferramentas de criação para ampliar as possibilidades, mas também ser mais assertivo. Estará ao vivo na quinta-feira, 3 de setembro, às 18h.

Max Porto, campeão do BBB9, artista plástico e empresário, participará pela primeira vez do evento. Max irá contar sobre a trajetória pessoal dele como artista e empresário.

Como cliente e apaixonado pela Wacom, vai contar um pouco da diferença que a presença da marca fez na sua evolução. Como está em um período de transição e evolução artística, Max vai passar um pouco de sua experiência e dar dicas para os participantes do evento. Estará ao vivo no sábado, 5 de setembro, às 18h.

Rayner Alencar é designer de produção, incluindo uma experiência de peso com WarnerBros, Nickelodeon Jr, BandaiNamco e DreamworksTV. Durante o festival, Rayner vai explicar um pouco mais sobre a criação de personagens e como muitas pessoas acabam deixando de lado uma parte essencial desse processo: que é a dinâmica para dar vida a esse personagem.

Seja de movimentos sutis, a poses extremas de ação. Rayner também vai conversar um pouquinho sobre as ferramentas conceituais que um artista pode utilizar a seu favor nessas horas. Estará ao vivo no sábado, 5 de setembro, às 14h.

Para mais informações, visite o site oficial da Wacom Academy. Interessados em se cadastrar gratuitamente no evento em português, podem acessar o formulário online.