Volkswagen volta atrás e diz que mudança do nome foi uma pegadinha de 1º de abril

Por Alana Santos

A piada do Dia da Mentira da Volkswagen acabou dando terrivelmente errado. Eles enviaram um comunicado à imprensa dizendo que mudaria a marca para “Voltswagen”, sinalizando seu compromisso com a mobilidade elétrica. Infelizmente, quase ninguém entendeu a piada – incluindo Wall Street.

A montadora disse na quarta-feira que um comunicado de imprensa anterior anunciando que ela mudaria a marca nos EUA para “Voltswagen” foi apenas uma brincadeira, já que a repercussão da mídia em torno da possível mudança foi grande.

A Volkswagen of America não mudará seu nome para Voltswagen“, disse um porta-voz. “A mudança de nome foi projetada para ser um anúncio no espírito do Dia da Mentira, destacando o lançamento do SUV totalmente elétrico ID.4 e sinalizando nosso compromisso em levar mobilidade elétrica a todos“.

O fiasco começou na segunda-feira, 29 de março, quando a empresa publicou um comunicado à imprensa inacabado anunciando planos para mudar a marca em seus veículos elétricos. Já na terça-feira, 30 de março, a VW postou um comunicado concluído, que dizia, entre outras coisas, que a mudança era “uma declaração pública do futuro investimento da empresa em e-mobilidade“.

A brincadeira irritou diversos veículos de mídia, que receberam a confirmação oficial da mudança e acabou afetando inclusive Wall Street, que também levou a sério o comunicado enviado, e as ações da Volkswagen dispararam mais de 10% na terça-feira.

“Você mentiu para mim”, escreveu o relatório de negócios do USA Today, Nathan Bomey, em um tweet enfurecido. “Você mentiu para AP, CNBC, Reuters e várias publicações comerciais. Isso não era uma piada. Foi um engano … Por que alguém deveria confiar em você de novo? “

A Volkswagen está atualmente se esforçando para se reinventar e se tornar um líder global em Veículos Elétricos e a suposta mudança de nome era para refletir isso. A montadora não respondeu imediatamente as perguntas sobre o momento da pegadinha.

Infelizmente o timing para brincadeira foi péssimo, já que a empresa ainda sobre com o episódio da fraude sobre as emissões de poluentes, que veio à tona em 2015. Agora os veículos de mídia estão dizendo que a montadora mentiu, mais uma vez, e que a marca não pode ser leveda a série e muito menos é confiável.

Alguns usuários especularam que na verdade a VW pretendia realmente fazer a reformulação da marca, mas depois voltou atrás após uma enxurrada de postagens online ridicularizando a mudança.

De acordo com eles, o plano era que a pegadinha durasse apenas alguns dias e executivos da empresa até alimentaram a ideia nas redes sociais.

  •  
  •  
  •  
  •