Volkswagen passa a se chamar Voltswagen

Por Alana Santos

A Volkswagen está mudando o nome de sua marca para Voltswagen, em um esforço para se tornar a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.

A empresa estava planejando fazer o anúncio no final de abril, porém acidentalmente foi publicado um comunicado à imprensa sobre a mudança de nome no início da tarde de ontem, dia 29, que foi visto pela CNBC antes de ser retirado do ar. A proximidade da mudança de nome para o Dia da Mentira inicialmente levantou suspeitas de que era apenas uma piada, mas a VW confirmou que é verdade.

A empresa confirmou a mudança para The Verge, e o anúncio foi publicado posteriormente na manhã de terça-feira. O maior Grupo Volkswagen (que controla marcas como Audi, Porsche e outras) manterá o nome Volkswagen para sua divisão americana. A mudança de nome entrará em vigor oficialmente em maio de 2021 e inicialmente deve estar valendo apenas nos Estados Unidos.

Ainda não foram dados detalhes de como o novo nome será incorporado à próxima linha de veículos elétricos e a gás da empresa.

Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso desta marca em fazer os melhores veículos da classe para motoristas e pessoas em todos os lugares”, disse Scott Keogh, presidente e CEO da Voltswagen of America, em um comunicado. “A ideia de um ‘carro do povo’ é a própria estrutura do nosso ser. Dissemos, desde o início de nossa mudança para um futuro elétrico, que construiremos VEs para milhões, não apenas para milionários. Essa mudança de nome significa um aceno ao nosso passado como o carro do povo e nossa firme convicção de que nosso futuro será ser o carro elétrico do povo”.

A mudança da montadora não é nem de longe pioneira no segmento, ainda no início deste ano, a General Motors revelou um novo logotipo com o objetivo de evocar a forma de um plugue elétrico, desde então muitas outras marcas vem fazendo mudanças para se encaixar na tendência.

A marca Voltswagen incluirá o uso de um tom de azul mais “brilhante” no logotipo para veículos totalmente elétricos, enquanto os carros a gasolina manterão o visual azul escuro tradicional. A palavra real ‘Voltswagen’ será usada em VEs, além do logotipo das iniciais, com o próprio ícone gráfico sendo a única marca em carros a gasolina nos EUA daqui para frente.

  •  
  •  
  •  
  •