Você sabe qual a diferença entre Designer, Diretor de Arte e Diretor de Criação?

Por Alana Santos

Saber como funciona a hierarquia dentro de uma agência é uma questão que pode gerar muitas discussões e a dúvida que geralmente é levantada é a de: afinal, qual a diferença entre Designer, Diretor de Arte e Diretor de Criação?

Se você também não sabia a resposta não se preocupe! Em parceria com a Fotolia, separamos um artigo que vai te ajudar nessa questão.

A palavra “diretor”, segundo a maioria dos dicionários significa “indivíduo com funções dirigentes, que administra e regula etapas, processos e pessoas”. A direção é o cargo mais alto que um funcionário pode ocupar. A arte e a criação são capacidades correlacionadas com diversos significados, mas a ideia geral dessas duas palavras vocês já devem conhecer, então não entraremos em detalhes.

Já a palavra “designer” é advinda da língua Inglesa, do termo “Design”; que por sua vez significa projeto. Sinteticamente até o momento, designer tem o mesmo significado de artista ou desenhista quando envolvidos ativamente em projetos de informação visual. Mas calma! Isso não significa que qualquer pessoa possa ser um designer, inclusive são poucos os que se intitulam e são de fato.

 

Ok! Mas qual a diferença?

Cada uma das funções está totalmente relacionada ao ambiente onde são encaixadas. Por exemplo: existem escritórios de design que não praticam a desigualdade entre cargos nos projetos. E existem agências de publicidade que estimulam essa diferenciação. Então é preciso entender essa ideia antes de dizer o que cada um faz.

Na escala hierárquica dentro de um projeto, em teoria temos primeiro o Diretor de Arte (junto ao redator), em seguida o Diretor de Criação e depois o Designer.

Essa hierarquia de etapas mostra qual a diferença de cada cargo se baseando nas funções dentro de um projeto e não significa necessariamente que um é o “chefe” e o resto tem que obedecer, pois eles só estão em etapas diferentes de um mesmo plano.

 

Isso significa que o designer é o menor de todos os cargos? Não! Longe disso, aquele que ocupa o cargo de Diretor de Arte é o que tem mais facilidade em administrar os processos, pense nele como um líder, ele trabalha junto com os demais organizando cada etapa e não simplesmente ditando ordens. Muitas vezes o Designer possuí tanto talento (ou até mais) que um Diretor, porém não apresenta tanta facilidade administrativa.

O Diretor de Arte encaminha as diretrizes formadas em conjunto com um redator, para que então o Diretor de Criação lapide a ideia e auxilia os Designers para seguirem a mesma linha de raciocínio durante a criação. É um tudo um trabalho em equipe!

Esse tema não é algo fácil desmistificar, principalmente porque existe muito do ego no meio e ainda essa divisão dentro de uma agência acaba ditando as regras.

Gostou? Deixe nos comentários como você enxerga cada um desses cargos e se concorda com os pontos citados.