Você sabe como engajar suas redes sociais e a dos seus clientes?

A importância das redes sociais na hora de destacar uma marca no mercado digital fica em evidência cada vez mais. Seja ela sua ou dos seus clientes. Porém é muito comum que os jovens social medias acabem cometendo pequenos deslizes que prejudicam o engajamento.

Pensando nisso o pessoal da mLabs preparou algumas dicas de como driblar esses deslizes e melhorar os resultados dentro das mídias sociais, confira os erros mais comuns:

Não saber escolher qual a rede social mais combina com o seu público

O maior erro daqueles que estão iniciando agora e até mesmo de alguns profissionais mais experientes, é acreditar que é necessário estar presente em todas as redes sociais existentes, mas não é bem assim que funciona.

“Antes de mais nada é necessário estudar o seu público e saber do que eles gostam e onde estão mais presentes” – explica um dos social medias da mLabs.

Cada público tende a possuir um perfil diferente e é necessário conhecer as preferências antes de sair criando conta em todas as redes sociais. Uma marca de viagens, por exemplo, possui mais força dentro do Facebook e Instagram, enquanto talvez uma empresa de maquiagens ou cursos terá mais destaque dentro do Facebook e Youtube, pois poderá divulgar alguns tutoriais gerando maior engajamento.

Entenda a necessidade do seu público e se posicione onde ele está mais presente, desse modo seu conteúdo será direcionado para o usuário correto gerando um engajamento melhor.

Deixar de escutar o que os usuários têm a dizer

A inbox, ou caixa de mensagens, é uma das ferramentas mais poderosas dentro das redes sociais, até mesmo mais que os comentários, pois é por meio dela que você realmente saberá o que os usuários querem e como melhorar ainda mais seu esquema de postagens.

Quando se está dentro das redes sociais é comum lidar com os famosos “haters”, porém algumas críticas são construtivas e são elas que farão você melhorar o seu conteúdo, é nessa hora que entra a caixa de mensagens, pois geralmente quem vai até elas são os usuários que possuem um vínculo com a marca e querem contribuir de alguma maneira.

Ignorar a caixa de mensagens é o primeiro passo para acabar com o engajamento dentro da rede social e muitas marcas acabam caindo nesse erro. Um atendimento personalizado e atencioso fará com que a pessoa crie um carinho pela marca e passe a recomendar ela para outras pessoas, assim como fará com que você ganhe um poderoso aliado dentro das mídias sociais: o seu público.

Não escolher a dedo o seu conteúdo

Não adianta sair criando postagens aleatórias, sem horários marcados, sem vínculo algum com a sua marca, esse tipo de conteúdo não irá engajar. Muitas empresas não conseguem sucesso dentro das redes sociais exatamente por isso.

Escolha bem o seu conteúdo, crie uma linguagem única para a sua marca, veja o melhor horário para o seu público, use e abuse de recursos visuais e você verá que o seu engajamento aos poucos irá melhorar.

Ignorar os resultados

A última dica, mas uma das mais cruciais é nunca ignorar os resultados que você está obtendo. Não saber mensurar se uma postagem foi boa ou ruim, não conseguir gerar relatórios de qualidade e não saber apresentar os resultados acabará de vez com o seu engajamento.

É preciso saber analisar os resultados e entender o que eles dizem, pois só assim você conseguirá saber onde está errando (sim, não tenha medo de errar, pois para descobrir o conteúdo que engaja o seu público é necessário errar diversas vezes até encontra-lo), e descobrir como melhorar isso.

Entender esses resultados também é importante, pois do que adianta você fazer o melhor trabalho, mas não saber como demonstrar isso ao cliente?

Caso você queira entender um pouco mais a fundo o poder das redes sociais, a mLabs possui uma ferramenta que auxilia na gestão e pode te ajudar a alavancar sua carreira. É possível fazer um cadastro de teste gratuito aqui.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários que outros erros vocês acreditam ser comuns na hora de engajar nas redes sociais. Para mais dicas sobre esse assunto você pode acessar o blog do pessoal da mLabs.

Estudante de Sistemas de informação com 21 anos, descobri que todos temos um pouquinho de publicitário em nós. Amo livros, chocolate, séries, e é claro, café! Revisora e Instagrammer do grupo Publicitários Criativos.