Você iria até Marte para encontrar inspiração?

Pode até aparecer loucura, mas os designers da IKEA estão dispostos a fazer isso. Para aqueles que não conhecem, a IKEA é uma das maiores referências mundiais em móveis criativos, trazendo bons preços e móveis de montagem simples.

Mesmo assim, até mesmo eles precisam de uma forcinha para sair da zona de conforto e encontrarem mais criatividade e inspiração e para conseguir isso a empresa decidiu fazer uma proposta inusitada: que seus designers passassem alguns dias em Marte para buscar um pouco de inspiração.

Mas calma, não foi bem assim! Como seria extremamente caro e precisaria de um bom tempo de treinamento para que eles realmente fossem até o famoso planeta vermelho, a fabricante europeia pediu que um grupo dos seus designers de produtos passassem 7 dias em uma cabine que simula o ambiente de uma pequena base no planeta.

A ideia era fazer com que o cenário reduzido estimulasse criações mais minimalistas, sustentáveis e úteis para o consumidor.

É o mesmo tipo de trabalho que fazemos em visitas a casas, mas, neste caso, é uma casa no espaço” – explicou Marcus Engman, o chefe de design da IKEA, em uma entrevista para a Wired.

Para o executivo, a proposta deveria colocar os funcionários em sintonia e pensassem no que poderia ser desenvolvido se eles deixem de lado as regras de produtos para a Terra. Tudo isso poderia ter sido desenvolvido dentro do próprio escritório da IKEA, mas não traria os mesmo resultados.

Esse projeto foi desenvolvido, pois a empresa acredita que cada vez mais haverá pessoas morando na cidade e não no campo e com isso a necessidade por economizar e aproveitar espaço será maior, já que a probabilidade de que os apartamentos sejam o tipo de moradia que irá dominar são altas e como já uma realidade em países como China e Japão, os cômodos estão ficando cada vez menores para seja possível construir mais moradias em menos espaço.

Reprodução da Imagem: http://www.ikea.com/pt/pt/

Uma vez que os designers passaram esses 7 dias em um local pequeno eles puderam ter uma ideia de como é viver em um “cubículo” e com isso pensar em soluções práticas e criativas para suprir essa demanda que está por vir.

Aproveitando a oportunidade a IKEA também aproveitou o estudo que já estavam fazendo e criaram uma coleção chamada “The curious collection” (a coleção curiosa), que será lançada em 2019 e tem foco em criar um lar caso habitássemos no Planeta Vermelho. De acordo com eles, a NASA está estudando a hipótese de que humanos possam morar em Marte em um futuro próximo e se isso acontecer eles querem estar preparados também.

Gostou? Deixe nos comentários o que você achou do projeto desenvolvido pela empresa.

Estudante de Sistemas de informação com 21 anos, descobri que todos temos um pouquinho de publicitário em nós. Amo livros, chocolate, séries, e é claro, café! Revisora e Instagrammer do grupo Publicitários Criativos.