Um guia para comprar criptomoedas

Por Alana Santos

Para uma pessoa que quer comprar cripto pela primeira vez, existem algumas precauções obrigatórias que se deve tomar porque este mercado tende a variar violentamente, indo de extremos altos a extremos baixos.

É possível obter enormes lucros nestes mercados se você souber o que está fazendo, mas da mesma forma, também é possível perder muito se você não tomar algumas precauções simples. 

Coisas para estar atento ao comprar cripto

A primeira e mais importante precaução é ter um portfólio composto por diferentes criptomoedas para que seus investimentos não dependam de uma única cripto. Ao fazer estes investimentos, você precisa fazer uma grande quantidade de pesquisas sobre cada criptomoeda que você está pensando em investir. 

Há muitas pessoas que acreditam fanaticamente em uma determinada cripto e você deve ignorar os artigos que você lê on-line que elogiam demais o potencial de uma determinada criptomoeda. Tente acessar as criptomoedas com base em pesquisas equilibradas e esteja muito ciente de que algumas criptos são na verdade apoiados por golpistas. 

Especialmente importante é não comprar criptomoedas com valores inflados. É comum ouvir falar de criptomoedas que sobem por exemplo, em 25% no decorrer de alguns dias. Tais relatos são geralmente uma espécie de golpe, emitidos pelos financiadores da própria criptomoeda, e são melhor evitadas. O que acontecerá se você comprar essa cripto a preços tão artificialmente inflados é que você pagaria muito por uma pequena quantia dessa criptomoeda em particular, e é muito provável que ela caia drasticamente num futuro próximo, causando-lhe imensas perdas. 

Tenha em mente o valor intrínseco das criptomoedas

Também é importante lembrar que a subida e a queda das criptomoedas se baseiam não apenas em seu valor intrínseco, mas também no que as pessoas consideram que seja seu valor é. Isto significa que as criptomoedas são muito suscetíveis a reportagens na imprensa. Alguns relatos positivos sobre uma cripto podem causar um aumento considerável em seu valor, mas como não se baseia em valor intrínseco, é uma bolha que logo irá estourar. 

Isto não impede que muitas pessoas se fixem nas tendências e invistam grandes quantias em cripto, o que, naturalmente, faz com que elas aumentem ainda mais de valor, interessando assim ainda mais pessoas. Mas o resultado final é que muitas pessoas investem em algo que na verdade tem um valor intrínseco muito mais baixo e que acaba caindo nesse valor, fazendo com que os consumidores percam seu dinheiro. É aconselhável verificar sites como o Crypto Market para descobrir os valores reais. 

Como evitar perder dinheiro ao comprar cripto

Pesquise bem cada cripto que você está pensando em investir, e somente invista naquelas que demonstrem estabilidade e valor a longo prazo. Tenha cuidado com as ofertas de compra de criptomoedas que parecem ser boas demais para ser verdade. Embora esta seja uma regra geral para evitar fraudes em qualquer área da vida, ela se aplica especialmente às criptos. Por exemplo, algumas plataformas podem permitir que você faça um empréstimo para mais de 95% de seu investimento, prometendo que a cripto subirá em breve, permitindo que você não apenas pague seu empréstimo, mas que tenha lucro.