UcconX é comparada ao “Fyre Festival” e vira alvo de piadas

Por Alana Santos

O Universal Creators Conference Experience (UcconX) começou ontem, dia 27, no Complexo do Anhembi, em São Paulo (SP) e o que era para ser um grande evento virou na verdade uma piada.

Com grandes espaços vazios sem estandes, atrações pouco empolgantes, falta de produtos, público baixo e mais, o evento aborreceu muita gente. Com ingressos que ultrapassam R$ 1 mil, várias pessoas estão acusando o evento de fraude.

Os usuários do Twitter compararam o UcconX com o Fyre Festival (evento promovido por várias celebridades em 2017 e tendo pacotes que custavam até US$100 mil e que no fim foi um fracasso total).

Há alguns dias surgiram relatos de pessoas que disseram ter trabalhado na organização do evento e não receberam por isso.

Logo após o início do evento, foi anunciado que as participações de Millie Bobby Brown (Eleven de Stranger Things) e também de George Takei (Hikaru Sulu em Star Trek), foram canceladas. A justificativa dada é que ambos foram diagnosticados com covid-19.

Por causa das ausências, os organizadores disseram que quem comprou entradas para ver Brown e Takei serão remanejados para atividades com os atores Takei Dacre Montgomery (Stranger Things) e Ian Somerhalder (The Vampire Diaries), respectivamente.

Eles ainda prometem que a programação do UcconX com atrações como a presença do ator Rupert Grint (Rony Weasley de Harry Potter), youtubers, comediantes, atores, influenciadores digitais, cosplayers, jogadores e mais, continue normalmente.

TecMundo entrou em contato com os organizadores do UcconX para perguntar sobre todos os problemas e acusações que recaíram sobre o evento. Primeiro, a BBL, empresa que adquiriu o evento em fevereiro de 2022, respondeu que as reclamações sobre falta de pagamento “são referentes ao período de 2021, que antecede a aquisição do UcconX pela atual organizadora”. A BBL ainda informou que “se solidariza e lamenta essa situação”.

Sobre os vídeos mostrando grandes espaços vazios, a organizadora comentou que a “a estrutura está 100% montada” e que “como todo início de festival, é normal que o movimento do público seja menor no primeiro dia”. Questionada sobre o cancelamento das presenças de Millie e Takai, a BBL informou que os fãs podem pedir o ressarcimento do ingresso através do e-mail relacionamento@ucconx.com.

Procon-SP

O Procon de São Paulo notificou a UcconX pedindo para que a organização do evento informe até 5 de agosto quantos ingressos foram vendidos e por quais razões as participações dos atores Millie Bobby Brown e George Takei foram canceladas, além de explicações sobre quando a produção soube da impossibilidade da presença dos artistas.

A empresa ainda deverá responder como os consumidores foram informados do cancelamento das presenças, qual a política adotada para as solicitações de reembolso, quais canais de atendimento foram disponibilizados para realização da solicitação e como estão sendo divulgados.

Fonte/Créditos: Tecmundo e Meio & Mensagem.