Dark Mode Light Mode

TV supera celular e se torna a principal tela para assistir ao YouTube no Brasil

No Brandcast 2025, evento anual do YouTube para o mercado publicitário, a plataforma anunciou uma mudança histórica no comportamento da audiência brasileira: as TVs conectadas superaram os celulares como a principal tela para assistir à plataforma dentro de casa, segundo dados da Kantar IBOPE Media.

O marco reforça a liderança do YouTube como streaming mais consumido na sala de estar e abre novas oportunidades para criadores e anunciantes.

Para marcas, a novidade vem acompanhada de ferramentas inovadoras de publicidade e interatividade. Entre elas, o Shoppable CTV, que chega ao Brasil até o fim de 2025, permite que o público descubra e compre produtos diretamente na tela grande, ou continue a experiência pelo celular.

Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina, durante o Brandcast 2025

Outros recursos anunciados incluem o Shoppable Masthead, em teste no país, que destaca produtos em anúncios de vídeo imersivos, e o Peak Points, ferramenta de inteligência artificial que identifica os momentos de maior atenção do público para posicionar anúncios de forma eficiente.

O Brandcast destacou o papel central dos criadores de conteúdo, que impulsionam formatos premium e estabelecem conexão genuína com suas audiências. De acordo com pesquisa da Talk Shoppe, 89% da Geração Z no Brasil confia nos conteúdos publicados pelos YouTubers, tornando-os uma ponte valiosa para marcas.

Para ampliar a monetização, o Programa de Afiliados do YouTube Shopping, disponível a partir de 4 de novembro, permitirá que criadores marquem produtos do Mercado Livre e da Shopee em vídeos e Shorts, facilitando compras de forma interativa e integrada.

O evento também celebrou transmissões de grande escala, como a Copa do Mundo FIFA 2026™, em parceria com a CazéTV, que exibirá os 104 jogos no YouTube pela primeira vez, e formatos globais adaptados ao público local, como o Tiny Desk Brasil, patrocinado por Volkswagen e Heineken, que terá novas temporadas em 2026.

Com mais de 80 milhões de brasileiros assistindo à plataforma via TV conectada, o YouTube consolida sua presença na sala de estar, unindo entretenimento, cultura e tecnologia. A plataforma transforma a forma como público, criadores e marcas interagem com conteúdo audiovisual, oferecendo experiências imersivas, interativas e escaláveis, enquanto amplia oportunidades de negócio para anunciantes no ambiente digital.

Voltar

iFood transforma ruas de SP em restaurante a céu aberto com Rodrigo Faro

Avançar

LAY’S® apresenta novo logo e identidade visual global após quase 100 anos de história