Toyota surpreende com seu anúncio de 4 páginas em forma de “pop-up”

Por Alana Santos

Os anúncios de carros em revistas costumam seguir o mesmo padrão: foto do carro em um cenário extravagante em alta velocidade. Recentemente, a agência de publicidade da Toyota, Saatchi & Saatchi, pensou que poderia ir além e fazer algo bem melhor para o novo Camry.

A Toyota produziu uma das inserções de revista mais elaboradas, com direito a luzes, sons e telas para promover o automóvel. Chamada de Gráficos Estruturais ou por pop-ups, são aqueles recortes em papéis que parecem “saltar” quando aberta um página, seja de revistas, livros ou cartões.

Para o anúncio do Camry, as equipes da Saatchi & Saatchi e Structural Graphics projetaram juntas esse anúncio com o intuito de transmitir a emoção pela qual o Camry é conhecido. Para isso eles utilizaram um pequeno monitor de LCD para o jogo, assim como alguns LEDs azuis para simular a iluminação da cabine e um interior de couro e o aroma de carro novo. O processo de design para esta inserção demorou cerca de seis meses.

Todo o processo por si só já é incrível, mas os planos para entrega o tornam surpreendente, pois ao invés de lançar isso em um show de auto, como é feito normalmente, a Toyota está enviando esse anúncio para 50 mil assinantes da revista InStyle.

O formato da revista ofereceu alguns desafios para o projeto – os gráficos estruturais precisavam que o pacote eletrônico fosse suficientemente robusto para sobreviver ao sistema de correio, garantindo que 50 mil pessoas não acabassem com um papel revirado no lugar do Camry escondido em sua revista.

Confira o vídeo abaixo que mostra um pouco mais em detalhes o processo de construção e montagem:

Esse tipo de investimento por parte de uma empresa como a Toyota em uma revista impressa é um grande negócio, particularmente agora que é cada vez menor o número de revistas em circulação.