TIM apresenta teclado que faz alerta sobre o uso de palavras racistas

Por Alana Santos

A TIM decidiu lançar no último dia 20, Dia da Consciência Negra, um aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras consideradas preconceituosas.

Com o nome de Teclado Consciente, a ação da TIM é gratuita e pode ser usado por clientes tanto da operadora quanto os que não são.

A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando a nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Foi daí que surgiu a ideia de criarmos o teclado, uma ação criada pela nossa agência, a HavasPlus, em parceria com acadêmicos e profissionais negros da consultoria Vírgula. Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e construir um futuro sem preconceitos“, comentou Ana Paula Castello Branco, diretora de marca da TIM.

O teclado aparece quando o usuário digita seus textos e destaca automaticamente as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica porque são considerados racistas e oferece opções para a sua substituição, similar a um corretor ortográfico.

De acordo com a TIM, o lançamento está conectado ao programa de diversidade e inclusão da empresa, que há três meses lançou grupos de afinidade de temáticas relacionadas à diversidade com 500 colaboradores.

A iniciativa também conta com uma campanha digital nas redes sociais. A ação conta com um time de 12 influenciadores negros de diversos segmentos, que vão se unir para produzir conteúdo.

Outras iniciativas como lives, eventos e associação com organizações também estão sendo realizadas.

Fonte/Créditos: Exame.

  •  
  •  
  •  
  •