TecMundo usa e abusa do gestalt em sua nova identidade visual

Por Fillipe Luis

junho, 21


TecMundo, um dos maiores portais sobre tecnologia no Brasil e com um canal no YouTube com mais de 3 milhões de inscritos, apresentou recentemente sua mudança visual e reposicionamento no mercado.

A linha editorial já estava sendo remodelada desde o ano passado, e  com isso, a necessidade de criar uma nova cara para mostrar de fato essa mudança foi fundamental.

O designer responsável pela logo foi o Leonardo Ferreira do grupo NZN. Ele fez questão de explicar um pouco mais sobre o conceito de seu trabalho que está ganhando elogios na web:

“Uma das reais forças que eu vejo na logo é a utilização de técnicas como Gestalt e a possibilidade de brincar com o encaixe do símbolo e das letras ‘T + M’, além de mostrar que a informação entregue pelo veículo vai ao encontro do que existe de mais interessante no mundo da tecnologia. Ou seja, mostrar que essa conexão (encaixe) da informação de maior valor deve vir aliada a um somatório da interação entre o usuário e o veículo.”

É muito importante notar um foco na relação de informação e interação entre os usuários. Isso se dá por uma segunda leitura do projeto, no qual é visto um balão de conversa na nova marca: “Tanto no contexto de absorção dessas interações com o veículo quanto na possibilidade de dar voz ao usuário, para que ele seja porta-voz de algo em que acredita ou que gostaria de compartilhar sobre o mundo da tecnologia”, destaca Leonardo.