Tchau tchau Helvetica! Conheça 5 fontes alternativas

Por Alana Santos

Janeiro, 31


Não importa se você trabalha com desenvolvimento web, criação, designer, tipografias, alguma vez na vida já teve ter utilizado na Helvetica. Conhecida por ser neutra e versátil, ela pode tornar-se um vício quando usada indevidamente.

Essa famosa fonte, com seu estilo clean, acentuado, de fácil leitura faz com que ela possa ser usada em qualquer contexto sem tirar a harmonia dos demais elementos. Por isso separamos 5 fontes alternativas para vocês desapegarem da tão amada Helvetica, confira:

Akzidenz Grotesk

Pequena, redonda e menos densa que a Helvetica, está fonte consegue ser ainda mais amigável que a outra. Na verdade ela foi criada séculos antes, pode-se dizer até que ela é o avô das fontes Swiss Style.

Neue Haas Grotesk

Criada após Akzidenz Grotesk, está fonte tem sua essência similar a Helvetica. Na verdade pode-se dizer que a Neue Haas Grotesk é basicamente a outra, porém antes da era digital. Mais graciosa, simples, com letras em tamanhos variados e itálicos mais naturais. Além disso ainda possuí uma família com mais 44 tipos de variações.

Univers

Univers é também outra variação da Akzidenz Grotesk, sendo ela menor e mais espaçada que a Helvetica.

Aktiv Grotesk

Mais uma alternatica para a Helvetica, esta fone possuí um melhor posicionamento quando trata-se de tamanho e se adapta melhor quanto existe uma necessidade de uma fonte mais “quadrada”.

Proxima Nova

Está fonte foi criada como uma memória da descontinuada Proxima Sans, e supostamente deveria preencher os extremos entre Futura e Akzidenz Grotesk. Perfeita para conseguir a sensação de modernidade e influência geométrica.