Starbucks inaugura uma super loja na Itália, mas público prefere os cafés locais

11 de setembro de 2018

Por Alana Santos

A rede Starbucks inaugurou recentemente em Milão um super estabelecimento, o investimento no local foi tão alto que a própria empresa o chama de a “loja mais bonita do mundo”.

Olhando as fotos é impossível contestar a beleza do lugar, porém parece que não foi o suficiente para impressionar os italianos. Com aproximadamente 2.300 metros quadrados, o Starbucks Reserve Roastery fica no edifício Poste, um antigo correio da cidade, na Piazza Cordusio.

Seu design interior foi pensado para transmitir a sensação de um museu do café, contando com um bar principal e um “teatro” de torrefação de café, onde os clientes podem assistir enquanto seu café expresso é feito pelos baristas italianos. Além da extravagância do local, a loja italiana conta com centenas de profissionais, diferente do comum da franquia que varia entre 4 e 5 pessoas.

Essa é a primeira loja da rede na Itália e apesar do glamour não agradou o público. Uma pesquisa conduzida pela The Local Italy no início do ano mostrou que 87% dos italianos não fazem questão de uma loja Starbucks no país. Após a inauguração do, o Bloomberg entrevistou alguns moradores locais, incluindo pessoas que já passaram pela loja e a grande maioria continua sem interesse em consumir cafés no Starbucks.

Segundo Howard Schulz, CEO do Starbucks, o plano de abrir uma loja da rede na Itália sempre existiu: “Durante minha primeira viagem a Milão, em 1983, fui cativado pelo senso de comunidade que encontrei nos bares de café expresso da cidade – os momentos de conexão humana que passaram tão livremente e genuinamente entre baristas e seus clientes. A abertura do Milan Roastery é a história da Starbucks que completa o círculo”. A empresa, afirma não estar abalada pela rejeição dos italianos ao seu café.