Starbucks economizou mais de US$2 bilhões em marketing espontâneo graças a Game of Thrones

Por Alana Santos maio , 2019

A polêmica da semana foi um copo esquecido no set de filmagens de Game of Thrones e que acabou passando despercebido pelos produtores.

De acordo com um comunicado da HBO, o copo não era da marca Starbucks, mas ele era muito semelhante aos utilizados nas famosas cafeterias e o público logo relacionou eles com a marca.

Esse pequeno erro de gravação por parte da HBO fez com que a marca ganhasse aproximadamente US$ 2,3 bilhões em marketing espontâneo durante os três primeiros dias desta semana, um número extraordinário e que dificilmente acontecerá novamente, segundo analistas especializados em marketing na televisão.

O cálculo foi realizado por Stancy Jones, o CEO da firma de marketing Hollywood Branded, uma agência especializada em marketing indireto (product placement) em filmes, séries e em vídeos de influenciadores.

De acordo com a pesquisa feita por Jones, o copo de Game of Thrones foi atrelado a marca Starbucks mais de dez mil vezes em sites de internet, jornais, rádios e televisões ao redor mundo.

“Esta é uma colisão de oportunidades únicas para a Starbucks”, analisou ela em entrevista ao CNBC. “Mas, na verdade, esses dados são só a ponta do iceberg, porque o que não está sendo monitorado ou estimado é o boca-a-boca nas mídias sociais em cima disso.”


Apesar disso, os pesquisadores apontam que só o fato de um copo de café genérico ser amplamente reconhecido como “o copo da Starbucks” já mostra o poder da marca.

A série Game of Thrones é exibida sempre aos domingos, às 22h (horário de Brasília), na HBO com transmissão simultânea no HBO GO.

Imagem por: @fedecamarotti