Spotify testa anúncios nas páginas de podcasts

Por Alana Santos

O Spotify está testando um novo formato de anúncio mais interativo projetado para podcasts: a oferta no aplicativo.

Em vez de solicitar aos ouvintes que lembrem-se de um código de cupom ou acessem um endereço de site específico, a oferta no aplicativo permite que os usuários resgatem uma oferta no momento conveniente para eles. Isso é feito por meio de um lembrete visual no aplicativo Spotify, que exibe os patrocinadores na página do episódio do podcast.

Abaixo do podcast e da descrição, uma nova seção intitulada “Patrocinadores do episódio” será exibida, permitindo que os ouvintes cliquem na oferta para resgatar o cupom ou outra oferta especial. Isso abrirá o navegador do usuário na página de destino do anunciante para resgate imediato, diz Spotify.

O ouvinte de podcast comum ouviu um número incontável de anúncios que terminam com códigos promocionais ou sites específicos para programas, repetidos cuidadosamente três vezes para não esquecê-lo. As ofertas no aplicativo tornam muito mais fácil para os ouvintes resgatar negócios sempre que voltam ao aplicativo“, comenta Joel Withrow, gerente sênior de produtos de monetização de podcast no Spotify, em comunicado.

A novidade foi projetado para se adaptar melhor à maneira como os usuários realmente ouvem podcasts – normalmente, enquanto fazem outra coisa, como cozinhar, limpar, malhar ou dirigir, por exemplo. Isso significa que eles geralmente precisam fazer uma anotação mental das ofertas que ouvem e desejam pesquisar mais tarde.

A mudança ainda está em testes iniciais nos EUA e ainda não há uma maneira de se inscrever para participar.

O novo recurso baseia-se na tecnologia existente de Inserção de anúncio em fluxo contínuo (SAI) do Spotify, introduzida no início de 2020 na Consumer Electronics Show em Las Vegas.

A tecnologia SAI disponibiliza dados importantes – como impressões, frequência, alcance e idade anônima, gênero e tipo de dispositivo – disponíveis para podcasters e anunciantes no Spotify pela primeira vez. Esse tipo de dados era mais difícil, se não impossível, para coletar via podcasts que eram veiculados apenas como downloads de feeds RSS.

A empresa explicou no momento do lançamento o problema que pretendia resolver estava do lado do anunciante – eles não sabiam se o anúncio que compravam estava ou não sendo consumido pelo usuário.

A adição de ofertas no aplicativo ao conjunto do Spotify vem após um forte investimento contínuo em podcasts, ferramentas de podcast e tecnologia de anúncios de podcast por parte da empresa.

A empresa anunciou recentemente uma parceria de áudio exclusiva com a DC & Warner Bros. e o lançamento de listas de reprodução de podcast, por exemplo. O Spotify também firmou um acordo de podcast com Kim Kardashian West, focado na justiça criminal, e trouxe o podcast The Joe Rogan Experience para sua plataforma exclusivamente.

Enquanto isso, o Spotify diz que está vendo um crescimento de três dígitos no consumo de podcast, ano após ano, em sua plataforma, enquanto os podcasts, de maneira mais ampla, atingem 1 em cada 3 ou 100 milhões de americanos todos os meses.

O Spotify não disse quando a nova experiência de anúncio de ofertas no aplicativo estaria disponível ao público.