Spotify lança versão “Analytics” do aplicativo para os artistas

Por Alana Santos

O Spotify anunciou esta semana uma novidade que mudará muita coisa para os artistas que possuem músicas disponíveis no catálogo.

A empresa está atualizando o Spotify for Artists, aplicativo voltado para aqueles que colocam seus trabalhos na plataforma.

O novo aplicativo mostrará o número total de pessoas do mundo todo que estiverem ouvindo as músicas do artista, a qualquer momento, em tempo real, semelhante ao Analytics da Google.

O recurso também terá um visual totalmente novo, que dá acesso a informações sobre como explorar ao máximo a ferramenta e como aumentar o alcance.

Além disso, haverá uma seção para informar os eventos oferecidos para os artistas, como por exemplo workshops com conselhos de carreira ministrados por especialistas da indústria musical.

Com a novidade, espera-se que os usuários do Spotify for Artists consigam entender melhor como alcançar seu público, o que deve influenciar não só na forma como alguns produzem música, mas também nas estratégias e planejamentos de divulgação de novos trabalhos.

Coincidência ou não, a ferramenta chega um mês após o Apple Music disponibilizar uma ferramenta de análise de estatísticas para os artistas que utilizam o streaming da Apple.