circle-loader
Escrito por
163

As cervejas artesanais colocaram o mercado brasileiro de ponta cabeça nos últimos anos. Elas apresentaram aos consumidores novos estilos e forçaram as grandes cervejarias a investir em inovação e ir às compras. A Schin comprou a Eisenbahn e a Baden Baden (hoje todas parte da Heineken), enquanto a Ambev comprou fabricantes artesanais como Wals e Colorado. Mas, embora as artesanais sejam sexy, é outro nicho de mercado que tem de fato transformado o mercado cervejeiro: o de cervejas puro malte.

Estão neste segmento marcas conhecidas como Heineken, Eisenbahn, Amstel e Serra Malte. Em comum, não levam cereais não malteados (como o milho) em sua composição, o que lhes dá mais cor e sabor. Os cereais não malteados permitem a fabricação de cervejas mais baratas, mas também ao gosto do consumidor brasileiro, leves e ideais para o calor. As puro malte, mais potentes, respondem por apenas cerca de 5% do mercado de cervejas brasileiro, mas formam o nicho que mais cresce, e que mais traz rentabilidade para as fabricantes.

No início de setembro o segmento ganhou um competidor pra lá de ambicioso: a Skol, marca de cerveja mais valiosa do país. A Ambev anunciou que, a partir do início do mês, passou a distribuir em todo o país a Skol Hops, uma cerveja puro malte. A Skol Hops foi lançada pela Ambev em junho, e começou a ser vendida no Nordeste do país, em garrafas de 600 ml e latinhas de 269 ml, por preços cerca de 10% maiores que da Skol tradicional (que seguirá a mesma, com cereais não malteados na receita).

Sobre a receita da nova cerveja, a Skol afirma se tratar de uma puro malte com “um blend exclusivo de lúpulos aromáticos“.

“Acreditamos que há cervejas para todos os públicos e gostos. Com Skol Hops surpreendemos o nosso consumidor com uma combinação única de lúpulos aromáticos que dão uma personalidade incrível à bebida e, juntos, mantêm o equilíbrio e a essência refrescante e leve de Skol”, afirma Laura Aguiar, mestre cervejeira de Ambev, no material de divulgação do lançamento.

Skol Hops nasceu da necessidade constante da marca em inovar e surpreender o consumidor.